Uso de bicicletas melhora mobilidade dos brigadianos
O uso das bicicletas por policiais militares devidamente equipados aumenta a agilidade durante o policiamento ostensivo no Litoral. As bicicletas são utilizadas na 47ª edição da Operação Golfinho por dar mobilidade e facilitar o acesso dos brigadianos a locais sem vias de trânsito, como calçadas, praças e faixa de areia.
Segundo o subcomandante do 2º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPAT), major Tiago Carvalho Almeida, a prática é executada em diversas praias do Litoral Norte utilizam contam com policiamento ostensivo em bicicletas. Em Capão da Canoa, por exemplo, dez equipes utilizam o meio de transporte diariamente.
“Com a bicicleta, o policial possui a mesma ostensividade de uma viatura. Essa modalidade de policiamento é diferenciada porque atua de forma preventiva, já que o brigadiano interage com a população na troca de informações e esclarecimento de dúvidas. Também possibilita fiscalizar um perímetro maior do que a pé”, destacou Almeida.
No Litoral Norte, o policiamento com bicicletas é efetuado diariamente pelas manhãs, próximo à orla e em horários comerciais. À noite, as bicicletas são substituídas por motocicletas que também possuem boa visibilidade e mobilidade.
◘ Acidente
Uma colisão frontal entre uma carreta e um automóvel ocorrida às 17h, na BR-386, no km 398, em Triunfo deixou um morto e um ferido grave. O acidente foi entre uma carreta Scania com placas de Portão e um automóvel Siena com placas de Pelotas. As vítimas ficaram presas nas ferragens do veículo. Uma criança de três anos resultou ilesa, Ela foi retirada do carro por outro condutor.
◘ Operação Avante
Sob o comando do capitão Bastos Alves, a edição da Operação Avante realizada na noite de quarta-feira, intensificou o patrulhamento em diversas áreas da cidade, realizando abordagens e barreiras.
Cerca de 49 pessoas foram abordadas, 26 veículos de passeio fiscalizados, duas pessoas presas, duas bicicletas recuperadas, um simulacro de pistola, 145 gramas de crack e 36 quilos de maconha apreendida.
◘ Assalto
A ousadia de um assaltante chegou a tal ponto que ele assaltou o mesmo estabelecimento na Rua Baldomero Trapaga duas vezes na mesma semana, sendo que na noite de quarta-feira ele disse ao comerciante “voltei”, exigindo que mesmo lhe entregasse os R$ 300,00 que estavam no caixa, além de dois pacotes de cigarros.