Diário da Manhã

domingo, 22 de dezembro de 2024

Notícias

Usuários correm para fazer o cartão PraTi

Usuários correm para fazer o cartão PraTi
17 maio
10:28 2016

A loja do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP) registrou ontem a presença de centenas de usuários que foram fazer o recadastramento para retirar o cartão PraTi – para utilizar o novo modelo tarifário que passa vigorar a partir do dia 31 de julho na bilhetagem eletrônica dos ônibus, com identificação facial do passageiro, substituindo a digital.

Na loja PraTi, é fornecida senha para os usuários e, na recepção, há assentos para que aguardem a vez bem acomodados. Cinco guichês fazem o atendimento, totalizando a média de expedição de 45 cartões novos por hora – a previsão era de 30. “Essa marca deve ser aumentada – a meta é 65 -, já que o Consórcio está providenciando o sexto guichê”, ressaltou o empresário Giovani Peres.

O representante do CTCP, advogado Enoc Guimarães, comentou que é importante o usuário levar a documentação completa. Para o recadastramento, é preciso apresentar Carteira de Identidade, CPF e o cartão em uso, com validade até o dia 30 de julho. Até lá, há tempo para que o interessado providencie o novo cartão, sem pressa.

Há diversos modelos do cartão PraTI. O Sênior, para usuários com idade superior a 60 anos, deve ser providenciado diretamente na loja. O Consórcio está preparando unidades móveis para confeccionar os cartões de pessoas com deficiências e de estudantes. Em breve, será divulgado cronograma de visitas às escolas especiais, às universidades e aos principais colégios da cidade.

Usuários do cartão vale-transporte não precisam procurar a loja PraTi para fazer o recadastramento. O CTCP vai expedi-los diretamente para as empresas e estas os repassarão aos funcionários.

O diretor de Transporte da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT), engenheiro Paulo Osório, analisando o primeiro dia de recadastramento dos usuários do transporte coletivo, comentou que “a acolhida está boa. As pessoas saem da loja com a situação resolvida”.

CENTENAS de pessoas que utilizam transporte coletivo foram à loja do Consórcio no primeiro dia

CENTENAS de pessoas que utilizam transporte coletivo foram à loja do Consórcio no primeiro dia

USUÁRIOS

Déia Neli Monteiro Mendes, enquanto aguardava na fila nesta manhã, disse que o atendimento “está mais rápido do que imaginava, e o novo cartão vai fazer parte de um sistema mais seguro nos ônibus”. Maria Cenir Lemos Porto, ao sair da loja com o cartão Sênior em mãos, comentou que “foi tranquilo e a mudança é muito boa”. Já para a estudante da Anhanguera Educacional, Janete Fonseca Vergara, a troca da identificação, de digital para facial, deverá ser mais eficiente. “A leitura do dedo tranca às vezes. Pela foto, a passagem é garantida”, salientou satisfeita ao saber que o Consórcio levará equipe volante até a Faculdade para facilitar o recadastramento dos estudantes.

Entre as vantagens do cartão PraTi está a tarifa integrada. O usuário pode utilizar dois ônibus pagando uma vez só. A loja está localizada no shopping Lobão, à avenida Bento Gonçalves, nº 3.384.

Quem não quiser cartão para se locomover no transporte coletivo tem a liberdade de utilizar qualquer linha mediante pagamento em dinheiro do valor da passagem.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções