Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Vacina contra a gripe precisa ser feita antes do inverno

Vacina contra a gripe precisa ser feita antes do inverno
25 abril
08:48 2019

Todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem fazer a vacina contra a gripe antes da chegada do inverno. A orientação é do Ministério da Saúde e da Secretaria da Saúde (SES) em virtude do tempo que leva para que os anticorpos gerem a proteção necessária.

O Centro Especialidades fica na  Voluntários da Pátria, 1428 - Centro- e funciona das 7:30h as 19:30. Contato através do telefone (53) 3222-1426

O Centro Especialidades fica na Voluntários da Pátria, 1428 – Centro- e funciona das 7:30h as 19:30. Contato através do telefone (53) 3222-1426

A campanha começou dia 10 de abril para crianças e gestantes, sendo aberta para os demais públicos elegíveis no dia 22. No total, são 3,8 milhões de gaúchos elegíveis para a vacinação, sendo que mais de 270 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe neste ano no RS.

Além dos órgãos governamentais, a recomendação é apoiada pela Sociedade Brasileira de Imunizações. O presidente da entidade, Juarez Cunha, explica que a vacina age na pessoa como se fosse a doença natural, só que sem causar o quadro clínico e os sintomas.

“Quando tu tens uma gripe, o teu organismo cria anticorpos para combater o vírus. Após a vacina, o organismo identifica o vírus e também produz esses anticorpos, que permanecerão ativos no sistema imunológico por um período”, explica. “Assim, quando tu tiveres contato com o vírus, já vais ter a proteção produzida”, completa.

Ainda conforme o médico, para essa proteção começar a ser efetiva, leva em torno de 15 dias após a aplicação, enquanto o maior efeito precisa de um mês.

A enfermeira responsável pela vigilância da influenza no Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Letícia Garay Martins, também enfatiza que é importante se vacinar agora, durante a campanha e não depois.

“A vacina tem esse tempo de ao menos duas semanas para gerar anticorpos, que irão nos proteger de doenças”, afirma. “Por isso procuramos fazer a vacinação da população o quanto antes possível. Antes de o inverno começar é quando temos a circulação mais intensa do vírus influenza”, acrescenta.

Por esse motivo, a campanha que ocorre no Brasil começa geralmente em abril, que é quando os laboratórios produtores da vacina conseguem começar a entregar as doses atualizadas com os vírus que mais circularam na temporada anterior.

MAIS de 270 mil pessoas já se  vacinaram no RS

MAIS de 270 mil pessoas já se
vacinaram no RS

GRUPOS PRIORITÁRIOS

  • – Crianças (maiores de seis meses e menores de seis anos)
  • – Gestantes
  • – Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
  • – Trabalhadores da área da saúde
  • – Povos indígenas
  • – Pessoas acima dos 60 anos
  • – Professores
  • – Sistema prisional (funcionários e apenados)
  • – Forças de segurança e salvamento
  • – Pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, cardíacas, renais, neurológicas ou hepática; diabetes; imunossupressão; obesidade; transplantados ou pessoas com trissomias)

Sobre o autor

Rafael Freitag

Rafael Freitag

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções