Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Pelotas
Prefeitura alerta para importância da imunização contra influenza pelo fato de reduzir o risco de complicações respiratórias e diminuir a internação hospitalar
A Prefeitura de Pelotas segue aplicando a vacina da gripe em todos os públicos no Centro de Especialidades e em unidades básicas de saúde que atuam com vacinação. Desde o início da campanha de 2021, até esta segunda-feira, 9, foram aplicadas 82.496 doses do imunizante contra influenza, do tipo trivalente, que protege contra três cepas: H1N1; H3N2 e B (victoria).
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a procura pela vacina da gripe este ano, está abaixo do esperado, uma vez que atingiu 41,5% do público prioritário. O grupo dos idosos, que está entre os mais suscetíveis às complicações desencadeadas pela gripe, teve cobertura vacinal de 57,3%. A imunização das crianças de seis meses a seis anos de idade atingiu 30,7% do público total e das gestantes 60,7%.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da imunização contra a gripe, mesmo nesta época do ano, pelo fato de reduzir o risco de complicações respiratórias e diminuir a internação hospitalar, neste momento de pandemia do coronavírus.
Conforme chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado da Silva, a gripe sazonal (influenza) ainda é uma preocupação neste momento do inverno. “A imunização continua sendo extremamente importante para a proteção do nosso organismo, visto que vivemos uma pandemia de um vírus respiratório, e diminuir a incidência de casos de Influenza, facilita no diagnóstico mais preciso para a Covid-19. Nossa meta é atingir pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus”, afirmou.
Locais de vacinação da gripe
A vacina contra influenza está disponível no Centro de Especialidades, localizado à rua Voluntários da Pátria, 1.420, e nas Unidades Básicas de Saúde do Município, com exceção das UBSs que se tornara sentinelas e não atuam mais com vacinação (CSU Cruzeiro, ESF Leocádia, PAM Fragata e Salgado Filho), além de Jardim de Allah, CSU Areal e Balsa, que funcionam somente pela manhã.