Diário da Manhã

segunda, 06 de maio de 2024

Notícias

Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Pelotas

Vacina da gripe segue disponível para todos os públicos em Pelotas
10 agosto
09:21 2021

Prefeitura alerta para importância da imunização contra influenza pelo fato de reduzir o risco de complicações respiratórias e diminuir a internação hospitalar

A Prefeitura de Pelotas segue aplicando a vacina da gripe em todos os públicos no Centro de Especialidades e em unidades básicas de saúde que atuam com vacinação. Desde o início da campanha de 2021, até esta segunda-feira, 9, foram aplicadas 82.496 doses do imunizante contra influenza, do tipo trivalente, que protege contra três cepas: H1N1; H3N2 e B (victoria).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a procura pela vacina da gripe este ano, está abaixo do esperado, uma vez que atingiu 41,5% do público prioritário. O grupo dos idosos, que está entre os mais suscetíveis às complicações desencadeadas pela gripe, teve cobertura vacinal de 57,3%. A imunização das crianças de seis meses a seis anos de idade atingiu 30,7% do público total e das gestantes 60,7%.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) alerta para a importância da imunização contra a gripe, mesmo nesta época do ano, pelo fato de reduzir o risco de complicações respiratórias e diminuir a internação hospitalar, neste momento de pandemia do coronavírus.

Conforme chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Aline Machado da Silva, a gripe sazonal (influenza) ainda é uma preocupação neste momento do inverno. “A imunização continua sendo extremamente importante para a proteção do nosso organismo, visto que vivemos uma pandemia de um vírus respiratório, e diminuir a incidência de casos de Influenza, facilita no diagnóstico mais preciso para a Covid-19. Nossa meta é atingir pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários, quanto maior a cobertura vacinal, menor a circulação do vírus”, afirmou.

Locais de vacinação da gripe

A vacina contra influenza está disponível no Centro de Especialidades, localizado à rua Voluntários da Pátria, 1.420, e nas Unidades Básicas de Saúde do Município, com exceção das UBSs que se tornara sentinelas e não atuam mais com vacinação (CSU Cruzeiro, ESF Leocádia, PAM Fragata e Salgado Filho), além de Jardim de Allah, CSU Areal e Balsa, que funcionam somente pela manhã.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções