Diário da Manhã

sábado, 04 de maio de 2024

Notícias

Vacina do HPV é liberada a jovens de 15 a 27 anos incompletos

Vacina do HPV é liberada a jovens de 15 a 27 anos incompletos
22 agosto
19:13 2017

Doses ficam disponíveis apenas até o fim do mês. SMS intensifica ações para estimular adolescentes a colocar a carteira de vacinas em dia

A Secretaria de Saúde (SMS) informa que, em caráter temporário e excepcional, a vacina que protege contra o HPV está disponível em todas as unidades de saúde do município também para jovens de 15 a 26 anos, 11 meses e 29 dias, até o final de agosto. Nesta faixa etária, será necessário tomar três doses: a segunda dois meses após a primeira e a terceira dose, quatro meses depois da segunda. Simultaneamente, até o dia 30, a SMS realiza uma série de ações junto às escolas para estimular os adolescentes a colocar a carteira de vacinação em dia.

O objetivo das ações é alertar os responsáveis para a importância de estar com o calendário de vacinas dos adolescentes atualizado. “É importantíssimo, sobretudo levando em conta que doenças como a hepatite B e o HPV são transmitidas via sexual”, destacou a chefe da Vigilância Epidemiológica da SMS, Maria Regina Reis Gomes.

Além destas duas vacinas, pré-adolescentes e jovens de 10 a 19 anos também têm acesso à imunização contra a meningocócica C, a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a dupla adulto (difteria e tétano). Essas vacinas estão sempre disponíveis para esta faixa etária e a dose contra o HPV pode ser acessada a qualquer momento por meninos de 11 a 15 anos incompletos e por meninas de 9 a 15 anos incompletos.

As ações da SMS foram programadas para ocorrer na Semana Estadual de Multivacinação de Adolescentes no Rio Grande do Sul, que vai de 21 a 25 de agosto, e ainda se estendem até o dia 30. Na tarde desta terça-feira (22), equipes de todas as UBSs do município participaram de uma reunião no auditório da SMS para acertar detalhes sobre essas ações e também de outras áreas.

Lembre 

A vacina contra o HPV (Human Papiloma Virus) é importante para prevenir o câncer de colo de útero e vulva nas mulheres e o câncer de pênis, ânus, verrugas genitais, boca e orofaringe (garganta) nos homens.

O Ministério da Saúde (MS) enviou uma nova remessa de vacinas essa semana e determinou que a faixa etária seja ampliada até os 27 anos incompletos porque o prazo de validade das doses vence no fim do mês.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções