Vacinação contra a gripe tem grande procura
Desde as primeiras horas de ontem, a Secretaria de saúde (SMAS) registrou grande procura de parte de usuários do sistema público de saúde pela vacina trivalente que imuniza contra três tipos de vírus de gripe.
Junto ao Centro de Especialidades, localizado à rua Voluntários da Pátria, nº 1.428, a fila, pouco antes das 9h, atingia a extensão de uma quadra e meia. A SMS destaca que as pessoas que pertencem aos grupos de risco de vacinação devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência – todas as UBSs da zona rural e urbana foram abastecidas -, a fim de evitar longas filas.
Pelotas, assim como os demais municípios do Estado, antecipou-se à Campanha Nacional de Vacinação, programada para o dia 30. O Rio Grande do Sul optou por iniciar a imunização do público-alvo uns dias antes do resto do País porque, aqui, as condições climáticas, com dias de temperaturas mais baixas ou úmidos, favorecem o aparecimento de quadros gripais.
Na área urbana (Centro, bairros e vilas), 37 UBSs e o Centro de Especialidades estão aplicando a vacina. Na zona rural, 12 Unidades. Idosos com mais de 60 anos, crianças de seis meses a quatro anos, trabalhadores na área da Saúde, puérperas com até 45 dias após o parto, indígenas e pessoas com doenças crônicas devem se vacinar.
PREVENÇÃO
Dona Sílvia Becker, que reside na rua Marechal Deodoro, foi ao Centro de Especialidades neste primeiro dia de vacinação. Ela tem 75 anos e considera a campanha muito importante para proteger a população contra a gripe. “Pagamos impostos, temos direito ao serviço. Sempre recebo a vacina e passo todo o inverno sem complicações”, comentou.
Com 67 anos, dona Maria Costa também estava na fila, aguardando a sua vez de receber a dose que deverá protegê-la contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. Ela reside na rua Benjamin Constant e afirma que “É muito importante a vacinação. Em mim, faz um bom efeito – não me gripo”.
Para o senhor Antônio Rodrigues de Souza, de 74 anos, “a vacinação contra a gripe é a melhor coisa que o Governo já fez.” Morador do Pestano, ele foi orientado a se dirigir à UBS do seu bairro, no próximo ano.
O enfermeiro Maurício Arrieira, do turno da Manhã do Centro de Especialidades, frisa que não é preciso ir ao Centro para a vacinação. As UBSs estão equipadas e também receberam doses para o procedimento. O local, além de aplicar a vacina trivalente, tem responsabilidade com múltiplos atendimentos e acaba registrando filas desnecessárias.
Usuários do sistema público de Saúde devem procurar pelos serviços de vacinação nas UBSs mais próximas o quanto antes, no horário de expediente – o endereço e horário de funcionamento de cada UBS está disponível no Clique Saúde, uma ferramenta virtual que pode ser acessada no site da prefeitura (no banner à direita) e ainda por celular e tablet.