Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Vacinação contra HPV disponível nas Unidades de Saúde

Vacinação contra HPV disponível nas Unidades de Saúde
25 março
09:42 2015

Meninas que tomaram a primeira dose da vacina do HPV (foto) no ano passado, e que ainda não fizeram a segunda dose, devem procurar as Unidades de Saúde do município, assim como as que ainda não fizeram a primeira dose. O vírus HPV é a principal causa do câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e o de cólon e reto.

A vacinação do HPV é feita em três doses, após a primeira, a segunda será aplicada com intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, será tomada cinco anos da primeira dose, informa a gerente da Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde (SMS), Maria Regina Reis Gomes.

Administrada em meninas dos nove aos 13 anos, 11 meses e 29 dias, a vacina é adquirida e distribuída pelo Ministério da Saúde, e a secretaria é a responsável pelo gerenciamento da aplicação no município. Quem estiver dentro desta idade e ainda não tiver se vacinado deve procurar uma Unidade de Saúde.

GRIPE – Sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe, Maria Regina adianta que, segundo informações do Programa Nacional de Imunizações, a previsão é de que a campanha seja realizada entre 25 de abril e 15 de maio, sendo o “Dia D” em 25 de abril.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções