Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Vacinação contra o sarampo inicia na próxima segunda (10)

Vacinação contra o sarampo inicia na próxima segunda (10)
05 fevereiro
08:33 2020

Na próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde (SMS), inicia nova campanha de vacinação contra o sarampo (foto). Dessa vez, a intenção é imunizar crianças e jovens, com idades entre 5 e 19 anos, que ainda não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma, o que, conforme o calendário vacinal, é considerado um esquema incompleto.

A população poderá procurar o Centro de Especialidades e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em busca da imunização. O “Dia D” de vacinação contra a doença será em 15 de fevereiro.

Em 2019, 82 casos de sarampo foram notificados no estado, nenhum em Pelotas. Atualmente, o calendário básico de vacinação inclui duas vacinas contra o sarampo, a primeira aos 12 meses (tríplice viral) e a segunda aos 15 (tetra viral).

A primeira dose, além de imunizar contra o sarampo, também protege da rubéola e da caxumba. Já a segunda, reforça a imunidade contra as três primeiras e inclui a catapora. Cabe destacar que, devido ao surto da doença no Brasil, o Ministério da Saúde está recomendando uma dose extra para as crianças entre os 6 e 12 meses, a chamada “dose zero”, que não substitui a primeira dose.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções