Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Vacinação nos bairros facilita acesso dos idosos

03 março
09:23 2021

Os idosos que não puderam ou não conseguiram se vacinar durante o fim de semana, pelo sistema drive-thru, estão com acesso facilitado à imunização, com a aplicação da vacina nos bairros. Ontem, segundo dia de vacinação em sete escolas da rede municipal, cerca de 460 pessoas já haviam recebido a dose do imunizante até as 13h30min. Nos dois primeiros dias do procedimento nos bairros, aproximadamente 840 doses já foram aplicadas. A vacinação nas escolas segue até a próxima sexta-feira.

PROCURA pela imunização movimentou escolas da rede municipal nesta terça-feira
Rodrigo Chagas/Ascom

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dom Francisco Barreto, no Laranjal, até as 10h30min desta terça-feira, cerca de 40 pessoas haviam sido vacinadas. Idosos como a aposentada Marli Loges agora estão um pouco mais aliviados. “Eu queria esperar mais um pouco, mas a cobrança dos filhos foi grande para eu fazer a vacina. Então, está feita e estou confiante no resultado”, comentou.

Para a dona Dalva Matar de 82 anos, a aplicação das vacinas no Laranjal ficou mais perto para ela – bastante satisfeita com a chance de se imunizar. “Eu queria muito que chegasse este momento. Não existe remédio, por enquanto só vacina. Não dói nada e agora estou esperando a segunda dose”, relatou a aposentada.

De acordo com a enfermeira Janaína Fernandes, a vacina na escola facilitou o deslocamento de idosos. “No primeiro dia, vieram muitos familiares em busca de informações e, hoje, a movimentação para a vacinação de fato está bem intensa”, explicou a responsável pelo ponto de vacina.

Nesta quarta-feira (3), o processo terá prosseguimento com a imunização de idosos com 80 anos ou mais. Mesma situação na quinta (4) e na sexta-feira (5). A Secretaria Municipal de Saúde reitera que é preciso levar documento de identidade (RG ou CPF), comprovante de residência e cartão SUS, preferencialmente, para ser vacinado.

A vacinação de idosos acamados, em domicílio, segue para a faixa etária de 85 anos ou mais, e o registro deve ser feito no site da Prefeitura.

IDOSOS COM 80 ANOS OU MAIS

– Quarta-feira (3) – das 10 às 15h nas sete escolas

– Quinta-feira (4) – das 10 às 15h nas sete escolas

– Sexta-feira (5) – das 10 às 15h nas sete escolas

As escolas municipais estão localizadas em cinco bairros da cidade, a fim de evitar aglomerações e proporcionar conforto aos idosos. Cada local vai contar com cem doses, todos os dias, até quinta-feira. Para isso, será repetido o esquema de distribuição de cem fichas. Na sexta-feira, a SMS vai disponibilizar as doses remanescentes da semana.

ESCOLAS – LOCAIS PARA VACINAÇÃO

  • Emef Ministro Fernando Osório – avenida Fernando Osório, 1.522 (Três Vendas)
  • Emef Núcleo Habitacional Dunas – rua Três, 470 (Areal)
  • Emef Francisco Caruccio – avenida Leopoldo Brod, 370 (Três Vendas)
  • Emef Afonso Vizeu – rua Francisco Moreira, 285 (Areal)
  • Colégio Municipal Pelotense – rua Marcílio Dias, 1.597 (Centro)
  • Emef Alcides Mendonça – rua Padre Diogo Feijó, 213 (Fragata)
  • Emef Francisco Barreto – rua Triunfo, 2.257 (Laranjal)

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções