VALE LIDERANÇA : Vitória define classificação
Vencedores na primeira rodada, Brasil e México se enfrentam nesta terça-feira, no Castelão, em Fortaleza
O Brasil faz nesta terça-feira, às 16h, no Castelão, em Fortaleza, seu segundo jogo pela Copa do Mundo de 2014. O time de Luiz Felipe Scolari pode garantir nesta rodada a classificação antecipada para as oitavas de final, caso vença o México e a Croácia derrote Camarões (no jogo que será realizado na quarta-feira, em Manaus). As duas seleções, que se enfrentam na capital cearense, venceram na rodada de abertura do Mundial.
A Seleção Brasileira arrancou com vitória, de virada, por 3 a 1 diante da Croácia. Uma atuação que não foi brilhante, mas suficiente para aliviar a pressão da estreia. Já o México superou até os erros de arbitragem – teve dois gols legítimos anulados – para derrotar Camarões por 1 a 0. Assim, a partida desta tarde vale a liderança do Grupo A.
A DÚVIDA – Hulk produziu pouco no primeiro jogo do Brasil e justificou a fraca atuação por estar enfrentando um problema físico. O desconforto na coxa esquerda pode deixá-lo fora da partida contra os mexicanos. Os exames realizados nesta segunda não mostraram a existência de lesão. A dúvida vai continuar até pouco antes do jogo. O jogador do Zenit não participou do treino de ontem, aumentando a tendência de haver mudança no time brasileiro. Ramires é o substituto natural para a vaga de Hulk.
Com Ramires, o posicionamento ofensivo do Brasil deve mudar. O jogador do Chelsea vai jogar no meio-campo, com o Neymar (articulador no jogo passado), aparecendo mais pelo lado. Oscar foi destaque, contra os croatas, jogando na direita. E deve seguir nesta função diante dos mexicanos.
O México foi por muito tempo uma “pedra no sapato” do Brasil. Foram os mexicanos que tiraram a medalha de ouro do futebol brasileiro nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres. Mas o time de Felipão quebrou a sequência de maus resultados contra esse rival na Copa das Confederações do ano passado, quando ganhou por 2 a 0 na primeira fase. Por coincidência no mesmo local (Estádio Castelão) do jogo de hoje.
O México joga no 3-6-1, com variação para o 4-5-1, dependendo do posicionamento do experiente Rafa Márquez. O destaque do time é o meia Giovanni dos Santos – melhor em campo contra Camarões.
Felipão vê México mudado em relação a 2013
O técnico Luiz Felipe Scolari diz que a torcida brasileira não deve esperar uma situação parecida do jogo contra o México – vitória por 2 a 0, na Copa das Confederações – no confronto desta tarde em Fortaleza. Para ele, o fato de os jogadores conhecerem bem o rival ajuda na tarefa do Brasil, mas não é essencial.
“Ajuda todo estudo que a gente tem, mas não esqueça que a seleção mexicana nos últimos 12 meses mudou dois técnicos, a forma de jogar também mudou. A seleção que jogou contra nós era no esquema 4-4-2, hoje é diferente. Temos que olhar o adversário, a equipe muda bastante dependendo do técnico, os jogadores não mudam, mas as características e táticas mudam”, disse o treinador da Seleção.
O prognóstico de Felipão para o jogo com o México é de equilíbrio e decidido com pequena diferença de gols. Portanto, nada de esperar goleada. “Eles devem ter um posicionamento correto do início ao fim. Vale lembrar que quando jogamos aqui (Fortaleza em 2013), o segundo gol do Brasil foi feito aos 40 e poucos minutos do segundo tempo”, lembrou o treinador.
Luiz Felipe ressaltou a importância da vitória. “Nos deixa em uma situação altamente confortável, temos uma equipe em grandes condições, a cada dia em melhores condições. Mas não espere que o Brasil seja o dono da festa sem que o time contrário tenha a participação boa”.
BRASIL
Júlio César
Daniel Alves
Thiago Silva
David Luiz
Marcelo
Luiz Gustavo
Paulinho
Neymar
Oscar
Hulk (Ramires)
Fred
T. Luiz Felipe Scolari
MÉXICO
Ochoa
Rodríguez
Rafa Márquez
Moreno
Aguillar
Vázquez
Layún
Herrera
Guardado
Giovani dos Santos
Peralta
T. Miguel Herrera
Árbitro: Horário: Cüneyt Çakir; assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun – todos da Turquia. Horário: 16h. Local: Estádio Castelão, em Fortaleza/CE.