Diário da Manhã

quinta, 25 de abril de 2024

Notícias

VASCO x BRASIL : Cada um carrega a sua cruz

03 setembro
08:22 2021

Duelo das 19h desta sexta-feira coloca frente a frente equipes atrás de diferentes objetivos

Por: Henrique König

No Cristianismo, a Cruz é o principal símbolo difundido pelo mundo. Até hoje está presente em obras da literatura e do cinema por todo o planeta. O clube Vasco da Gama carrega a Cruz de Malta, símbolo de ordem cristã do tempo das Cruzadas, no Século 11 d.C. E a Cruz para o Alvinegro carioca carregar tem sido pesada: um dos clubes de maior torcida do país, o Vasco convive com seu quarto rebaixamento para Série B desde 2008, ou seja, tem passado por mais quedas do que títulos. O seu objetivo é subir e, por enquanto, caminha fora do G4. O time abre a rodada em 10º lugar, com 31 pontos.

Duelo das 19h desta sexta-feira coloca frente a frente equipes atrás de diferentes objetivos

Às 19h desta sexta-feira (3), no estádio São Januário, Vasco e Brasil duelam pela 22ª rodada do Brasileirão. O símbolo do GE Brasil é a figura do indígena Xavante. Querendo não ser capturado pela Cruz de Malta, o Xavante tem o seu próprio fardo a ser carregado. É o 19º colocado, com 14 pontos, oito a menos do que a saída do Z4. Ainda sem vencer fora de casa na Série B, o Brasil precisa aprontar contra alguns adversários, além de fazer o dever no Bento Freitas, para sonhar com a permanência na segunda divisão.

Nas informações de campo, o Brasil tem pelo menos sete desfalques para o jogo. O principal é Rildo, meia que mudou a cara da construção de jogadas xavante. Ele cumpre suspensão pela expulsão injusta contra o Remo. Outros seis jogadores estão confirmados com Covid-19: goleiro Victor Luiz, lateral Oliveira, zagueiro Camilo, volantes Wesley e Douglas Araújo e atacante Poveda, este que estava de prontidão para retornar após grave lesão.

O time-base do Brasil, que empatou com o Remo, deve ser mantido. A dúvida é quem substitui Rildo. Bruno Matias é o jogador de mais marcação, mas, precisando de vitórias na Série B, Gabriel Terra e

Renatinho, meias armadores, também lutam pela vaga. O último treino no Rio de Janeiro foi realizado na casa do saudoso Olaria.

O Vasco vem inseguro sob o comando de Lisca. Em 10 jogos, quatro vitórias e seis derrotas. Mas venceu a última: 2×0 sobre a Ponte Preta. O time-base vascaíno também deve ser mantido. Nomes conhecidos são os experientes Vanderlei, zagueiro Castan e lateral Zeca, ex-Inter. Do meio para frente, Marquinhos Gabriel (quatro gols) e argentino Cano (seis gols) são os destaques.

AMIZADE: Cléber Gaúcho relembrou os laços construídos com Lisca e com o auxiliar dele, Márcio Hahn, amizade semeada no próprio Bento Freitas. Nos tempos de jogador, Cléber e Márcio brilharam com a camisa rubro-negra. A passagem do treinador Lisca na Baixada foi mais discreta.

FICHA TÉCNICA: VASCO x BRASIL

VASCO: Vanderlei; Leo Matos, Miranda, Leandro Castan e Zeca; Andrey, Caio Lopes, Marquinhos Gabriel, Leo Jabá, Gabriel Pec e Germán Cano. Técnico: Lisca.

BRASIL: Matheus Nogueira; Vidal, Ícaro, Arthur Henrique e João Siqueira; Diego Gomes, Romulo, Bruno Matias (Gabriel Terra), Netto, Kevin (Rone) e Erison. Técnico: Cléber Gaúcho.

  • ÁRBITRO: Alisson Furtado (TO), com Fabio Pereira (TO) e Cipriano Sousa (TO).
  • HORÁRIO e LOCAL: 19h, no São Januário, no Rio de Janeiro.
  • Partida válida pela 22ª rodada da Série B do Brasileiro.

Comentários ()

Seções