VEÍCULOS AGRÍCOLAS : Início do emplacamento será prorrogado por um ano
Em reunião na manhã de ontem, foi confirmada a prorrogação do emplacamento de veículos agrícolas por mais um ano. O anúncio, feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, deve ser confirmado na próxima reunião do Contran, na semana que vem. Dessa forma, o emplacamento fica previsto apenas para janeiro de 2016.
O autor do projeto que previa o fim do emplacamento, deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), comemorou a prorrogação, embora classifique a medida como paliativa.
“É mais um ano de tempo para resolver de verdade o problema, o que só não foi possível porque de forma insensível o governou federal vetou o projeto que tinha apoio da Câmara e do Senado. Emplacar tratores, colheitadeiras, tobatas e pulverizadores como se fossem automóveis de passeio é um absurdo para tomar dinheiro dos produtores. A não ser que queiram as máquinas transitando nas cidades, até porque pagando o que o governo quer os agricultores terão esse direito”, comentou o deputado durante a reunião, acompanhada também pelos deputados Jerônimo Goergen (PP/RS), Nelson Padovani (PSC/PR) e Valdir Colatto (PMDB/SC).
VOTAÇÃO DOS VETOS
Também nessa semana foi divulgada a lista de votação da sessão do Congresso que manteve o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de Alceu Moreira. Entre os deputados federais gaúchos (lista abaixo) foram 10 votos contra o emplacamento, sete a favor, sendo que os demais 14 deputados votaram em branco, nulo ou não participaram da votação. Após a divulgação dos votos, o deputado também rechaçou a posição dos deputados petistas de que o teor do projeto seria muito amplo. Segundo Alceu Moreira, “num caso idêntico, que tratava da isenção dos veículos bélicos, após a sanção da medida, o próprio governo regulamentou quais seriam os veículos enquadrados na lei, então o mesmo deveria ser feito com os veículos agrícolas”, argumentou.
Contra
- Alceu Moreira (PMDB)
- Perondi (PMDB)
- Osmar Terra (PMDB)
- Luiz Carlos Heinze (PP)
- Renato Molling (PP)
- Afonso Hamm (PP)
- Onyx Lorenzoni (DEM)
- Beto Albuquerque (PSB)
- Alexandre Roso (PSB)
- José Stédile (PSB)
- Giovani Cherini (PDT)
À favor
- Bohn Gass (PT)
- Pepe Vargas (PT)
- Henrique Fontana (PT)
- Paulo Pimenta (PT)
- Ronaldo Zülke (PT)
- Maria do Rosário (PT)
- Manuela D’Ávila (PCdoB)
Brancos* ou nulos**
- Vilson Covatti (PP)*
- Luiz Carlos Busato (PTB)*
- Marcon (PT)**
Não votaram
- José Otávio Germano (PP)
- Vieira da Cunha (PDT)
- Assis Melo (PCdoB)
- Danrlei (PSD)
- Enio Bacci (PDT)
- Jerônimo Goergen (PP)
- Eliseu Padilha (PMDB)
- Nelson Marchezan Jr. (PSDB)
- Marco Maia (PT)
- Sérgio Moraes (PTB)