Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

Veículos do transporte intermunicipal terão lotação definida por modelos de distanciamento

Veículos do transporte intermunicipal terão lotação definida por modelos de distanciamento
13 maio
08:11 2020

Limite de passageiros das linhas regulares e de fretamento e turismo varia conforme bandeira de cada região do RS

A partir desta semana, linhas regulares e de fretamento e turismo do transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul começaram a operar com ajustes no limite de passageiros. A capacidade varia conforme a bandeira do distanciamento controlado do local de embarque ou destino.

O número de ocupantes dos ônibus ou micro-ônibus passa a ser definido pelas cores da bandeira que identificam os protocolos de distanciamento controlado de cada região, de acordo com o Decreto 55.240 – publicado no domingo (10/5). Assim, a lotação máxima pode chegar a 75% do total de assentos em veículos que saem ou chegam a locais de bandeira amarela (com menor risco para a Covid-19).

Para o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) – vinculado à Secretaria de Logística e Transportes (Selt) –, o documento permite a ampliação da capacidade no transporte de passageiros. Antes do decreto, as linhas regulares e de fretamento e turismo podiam circular apenas com 50% de lotação.

“A partir de agora, teremos regras para o sistema regular e especial, que podem coincidir ou não. Por essa razão, continuaremos investindo em ações de fiscalização nas estradas e estações rodoviárias, agindo conforme estabelece a metodologia das bandeiras e o percentual de cada uma delas”, afirma o diretor de Transporte Rodoviários do Daer, Lauro Hagemann.

Segundo o dirigente, além do controle no número de passageiros, é averiguado se usuários e tripulantes estão com máscara de proteção. “Ainda, observamos se as medidas de higiene, que já configuravam nos decretos anteriores, estão sendo adotadas”, destaca.

Confira as medidas aplicadas a cada bandeira:

Bandeira        Sistema Regular Sistema Especial
Amarela          75%                  75%
Laranja          75%                  75%
Vermelha          50%                  25%
Preta          50%               Fechado

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções