Diário da Manhã

quarta, 25 de dezembro de 2024

Notícias

Vendas do comércio gaúcho devem crescer até 3% no Dia dos Pais, diz Fecomércio-RS

22 julho
10:43 2014

Dia dos PaisO comércio varejista do Rio Grande do Sul deve apresentar um aumento real de 2% a 3% nas vendas de artigos para o Dia dos Pais. É o que aponta estudo da Fecomércio-RS (Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS),  que estabelece como base de comparação o mesmo período do ano passado. O estudo, divulgado nesta segunda-feira (21/07), pode ser acessado em http://links.fecomercio-rs.org.br/ascom/diadospais2014.pdf.

Segundo o levantamento, o maior impacto deve ser constatado nos segmentos de Equipamentos e Materiais para Escritório, Informática e Comunicação, Vestuário e Calçados e outros artigos de uso pessoal. O estudo esclarece, no entanto, que a data comemorativa, embora ainda em época de temperaturas mais baixas, não tem o mesmo impacto de vendas de artigos de vestuário como se costuma observar no Dia das Mães.

Além deste aspecto, outras duas variáveis ligadas à macroeconomia podem limitar o desempenho do comércio gaúcho para o Dia dos Pais, na comparação com anos anteriores. Um desses fatores é a desaceleração do mercado de trabalho – com taxa de desocupação em seu mínimo histórico na Região Metropolitana de Porto Alegre (3,2% em abril). “Estamos próximos de um limite em termos de expansão do mercado de trabalho e essa estabilidade pode frear a expansão da massa de rendimentos”, avalia o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.

Outro dado importante no desenho do cenário para o comércio varejista é o nível de confiança das famílias gaúchas, cujas pesquisas mais recentes da Fecomércio-RS indicam tendência de queda nos últimos meses. Soma-se isso, outros dois aspectos da conjuntura econômica atual: a alta da taxa básica de juros (Selic) – que impacta na tomada de crédito pelo consumidor -, e a inflação persistentemente alta dos últimos meses, acima da meta estipulada pelo governo federal.

Comentários ()

Seções