Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

VERANEIO : Oito pontos do Laranjal estão vetados para banho

VERANEIO : Oito pontos do Laranjal estão vetados para banho
30 dezembro
09:18 2015

A Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) divulgou ontem o relatório semanal com o parecer técnico da balneabilidade dos dez pontos da praia do Laranjal.

De acordo com as amostras coletadas e analisadas nos dias 24 de novembro, 3, 8, 14 e 21 de dezembro, dois pontos estão considerados próprios para banho: o 7 (Santo Antônio/Hotel Praia do Laranjal) e o 9 (Ecocamping).

O secretário da SQA, Fabrício Tavares, acredita que as cheias que acometeram o Município com as chuvas dos últimos meses sejam as responsáveis pela contaminação das águas da Lagoa dos Patos. A prefeitura vai analisar os dez pontos da praia e divulgar os resultados semanalmente.

As análises são realizadas pelo Laboratório do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep). Os cálculos utilizados para a verificação da balneabilidade são feitos de acordo com a Resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), com a avaliação das condições físico-químicas e bacteriológicas, de presença de algas tóxicas e a qualidade dos corpos hídricos. O parâmetro usado para verificar a balneabilidade é a Escherichia Coli/100 ml.

s dez pontos monitorados pela prefeitura são: Pontal da Barra; Valverde (Trapiche); Valverde (em frente à pizzaria Aki na Praia); Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção com a esquina da rua Bagé); Santo Antônio (avenida Antônio Augusto Assumpção com a esquina da avenida Rio Grande do Sul); Santo Antônio (Avenida Antônio Augusto Assumpção em frente ao Restaurante Santo Antônio); Santo Antônio (Hotel Praia Laranjal); Balneário dos Prazeres (Iemanjá); Ecocamping e Colônia Z-3.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções