Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

VERÃO NUMA BOA : Governo promove ações de preservação da saúde

06 janeiro
07:50 2014

Ampliar os serviços e conscientizar gaúchos e turistas para os cuidados com a saúde também é uma das responsabilidades do Governo do Estado que,a partir da Secretaria Estadual de Saúde (SES),realiza uma série de atividades no litoral dentro da programação do Verão numa Boa.

Durante a temporada, as ações estarão acontecendo na Casa de Governo instalada à beira-mar em Capão da Canoa e com duas barracas itinerantes que percorrerão diversas praias e balneários no interior e nos litorais Norte e Sul.

De sexta-feira até este domingo as atividades estiveram em Torres e no Cassino, encerrando no mês de fevereiro em Mostardas e Cristal. Em Capão, as atividades de combate ao tabagismo ocorreram até esta sexta, porém a casa direcionada aos assuntos de saúde dará continuidade a outros projetos do Estado.

DURANTE o programa, Secretaria da Saúde lança atividade contra o tabagismo no litoral. Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

DURANTE o programa, Secretaria da Saúde lança atividade contra o tabagismo no litoral.
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini

“Trabalhamos com vários projetos, mas damos ênfase ao tabagismo, para que todos pensem sobre a temática. As pessoas estão recebendo as atividades muito bem, buscam se informar, saber onde tem tratamento para parar de fumar, e nós encaminhamos todos aos locais gratuitos de início deste processo em toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS) “, disse a coordenadora do Núcleo de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis, e do Controle de Combate ao Tabagismo, Tânia Santos.

O Rio Grande do Sul é o Estado que possui o maior número de mulheres fumantes do país e no Estado o número de fumantes corresponde a 20% da população. O Projeto Fala Sério, do Ministério Saúde e Instituto Nacional do Câncer (Inca) é realizado com estudantes universitários, que também assistem o filme ‘Fumando Espero’, hoje apresentado durante o trabalho realizado nas praias.

Conforme Tânia, mais de 50 servidores do Estado estão envolvidos em projetos de saúde realizados na praia como o Pequenos Vigilantes (atividades de preservação ao meio ambiente e consumo consciente dos alimentos); Doenças e Agravos Não Transmissíveis, a partir do tema Tabagismo; Vigiagua (melhoria da qualidade da água para o consumo humano) e combate a dengue.

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) a partir dos técnicos do Núcleo de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis apresentam o curta-metragem ‘Fumando Espero’, que aborda a trajetória da produtora do filme tentando parar de fumar e mostrando as dificuldades e superação da fase.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções