VERBA DE R$600 MIL : Pelotas terá Skatepark no Parque Dom Antônio Zattera
A partir de 2021, admiradores e praticantes de skate de Pelotas e região terão um novo local para o esporte no município.
O conceito de Skatepark chegará à cidade no Parque Dom Antônio Zattera, em área de aproximadamente mil metros quadrados, que contará com ambiente projetado especialmente para a prática da modalidade e a convivência dos skatistas. A prefeita Paula Mascarenhas conheceu, terça-feira, o projeto da obra, orçada em R$ 600 mil, que será viabilizada com recursos encaminhados através de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB).
A concepção coletiva e participativa do Skatepark, que considerou a contribuição dos praticantes de skate por meio de sugestões e referências, foi destacada pela prefeita como um ponto positivo.
“Fico feliz por saber que o projeto é a cara dos skatistas e do esporte em Pelotas”, disse Paula.
Aproveitando-se da paisagem natural do Parque, a estrutura deve começar a ser construída ainda neste ano. O espaço contará com obstáculos da modalidade street, com mobiliário urbano – rampas, escadas, caixas e corrimãos, além de outras características que contemplam as preferências dos esportistas.
“Desde a década de 90 batalhamos por um lugar como esse. Estamos perto de concretizá-lo depois de um processo de harmonia com a Prefeitura e a equipe do deputado, que se disponibilizaram para encontrar caminhos possíveis para sua viabilização”, afirmou o skatista e instrutor Emanuel Bueno, que apresentou o projeto, acompanhado por Otávio Souza e Paulo Brauner.
O Município, através da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), realiza as adequações necessárias, a fim de deixar o projeto alinhado às normas exigidas, mas sem descaracterizá-lo, salientou o secretário Roberto Ramalho.
A emenda está cadastrada em Brasília e a Prefeitura aguarda o retorno do governo federal e a liberação dos recursos para realizar a assinatura do contrato com a Caixa Econômica Federal.
Bueno ressaltou que o Brasil é um dos principais mercados de skate no mundo e apontou que a instalação do skatepark na cidade pode contribuir para alavancar o turismo e o comércio, e atrair novos adeptos.
“Temos uma história linda em Pelotas ligada ao skate, com diversas pessoas que já saíram daqui para buscar a profissionalização. A ideia é que o local seja também de integração e convivência entre várias gerações, com crianças, jovens e adultos presentes”, observou o professor.
O desejo também é incentivar a presença das famílias no Parque Dom Antônio e de admiradores da modalidade.
Acompanharam a reunião desta quarta-feira o vice-prefeito Idemar Barz e o assessor do deputado federal Daniel Trzeciak, Henrique Ribeiro.