Diário da Manhã

sábado, 27 de abril de 2024

Notícias

Vereador Antonio Peixoto apresenta questionamentos na reunião da comissão de saúde

Vereador Antonio Peixoto apresenta questionamentos na reunião da comissão de saúde
12 junho
14:28 2023

Na manhã desta segunda-feira (12) o vereador Antonio Peixoto (PSD) participou da reunião promovida pela Comissão de Saúde no Plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza da Câmara Municipal de Pelotas. O parlamentar questionou a situação de dois serviços diretamente à Secretária Municipal de Saúde, Roberta Paganini.

O primeiro foi sobre o número de cirurgias eletivas em atraso na cidade. Segundo a gestora da pasta o montante é de 1969 procedimentos, divididos em diversas especialidades. Este total é consequência da pandemia e pelo fato de os prestadores de serviço da cidade não terem aderido ao Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, lançado pelo Governo Federal com o objetivo de diminuir a demanda reprimida em todo o País. O argumento dos diretores dos estabelecimentos de saúde de Pelotas foi o baixo valor estipulado na tabela SUS.

Outra abordagem do vereador foi sobre a falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) “ tenho recebido diversas reclamações de usuários que apontam falta de médicos em vários postos da cidade, situação que atinge principalmente os mais pobres”, afirmou Peixoto.

Paganini afirmou que o déficit é de 14 profissionais. O município aguarda a conclusão do edital do programa federal “Mais Médicos”, onde consta uma previsão que a cidade receba 20 novos profissionais para atuarem na rede.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções