Diário da Manhã

quinta, 28 de março de 2024

Notícias

Vereador vai a Tribuna e cobra do Executivo maior destaque ao “Novembro Azul”

20 novembro
11:37 2013

Vereador Salvador Ribeiro (PMDB) ocupou a Tribuna da Câmara Municipal para falar sobre o “Novembro Azul” e a saúde masculina.

Salvador

O Novembro Azul foi criado para conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados preventivos à saúde.

Salvador Ribeiro trouxe dados de levantamento realizado pelo Ministério da Saúde que aponta que os homens vivem em média 7,6 anos a menos do que as mulheres e que correspondem a 60% das mortes no país. O estudo também apontou que um dos principais motivos destas mortes é o câncer de próstata tendo em vista que ainda há resistência por parte dos homens em realizar o exame de toque.

A doença atinge mais de 50 mil homens e mais de 12 mil chegam ao óbito a cada ano.

Por este motivo é recomendado que os homens com idade superior a 45 anos realizem anualmente o exame de toque retal e o PSA que é o exame de sangue “ a não realização do exame ainda tem a ver com o preconceito e com a cultura do homem, mas é necessário que isso acabe, pois a saúde é mais importante que qualquer preconceito,” afirmou Salvador.

O governo federal disponibiliza ao município de Pelotas uma verba mensal para o Departamento de Atendimento a Saúde (DAS), “ o executivo deve investir na conscientização da população em geral e também colaborar para que diminua a burocracia”, disse o Vereador.

Ribeiro informou que existe grande quantidade de cartazes e panfletos guardados na Secretaria de Saúde e sugeriu que aproveitem o ensejo da Feira do Livro para distribuir a comunidade.

Comentários ()

Seções