Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

Viagem Segura afasta das vias 67 condutores acusados de crime de trânsito

22 setembro
16:01 2013

Ao término do terceiro dia de fiscalização reforçada, a Operação Viagem Segura do feriadão Farroupilha realizou 858 testes com etilômetro, que permitiram retirar das ruas 115 condutores alcoolizados, potenciais causadores de acidentes. Destes, 67 incorreram em crime de trânsito e foram conduzidos a delegacias.
A Operação, que teve início às 23h59min da quarta-feira (18) e irá estender-se até à meia-noite de domingo (22), registrou até o momento 6.651 infrações de trânsito, recolheu 711 veículos a depósito e reteve 175 carteiras de habilitação. Foram fiscalizados em todo o Estado 50.528 veículos.

Esta é a 21ª edição da Operação Viagem Segura, que reúne recursos materiais e humanos de um conjunto de parceiros: Detran/RS, Brigada Militar e Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Civil e órgãos de trânsito municipais, sob a coordenação do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito e o apoio de Famurs e Cetran/RS.

Desde o início da Operação, em 2011, a média de óbitos por dia de feriadão é de 6,3 vítimas fatais. O feriado Farroupilha tem ficado ligeiramente abaixo desta média, com seis vítimas fatais por dia. Até o momento, este feriadão registrou 15 mortes no local do acidente, mais dois óbitos ocorridos posteriormente, em hospital. Além disso, foram 271 feridos, como resultado de 637 acidentes ocorridos nas ruas e estradas gaúchas.

“Construir um trânsito mais seguro é uma tarefa enorme, que requer o esforço de todos, inclusive dos próprios condutores”, lembra o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer. As autoridades de trânsito pedem cuidado ainda maior aos condutores no retorno para casa, e colocam à disposição os telefones 191 (nas BR) e 198 (nas RS), para que sejam denunciados comportamentos arriscados ou agressivos ao volante.

Em Pelotas

Sábado (21) foi o terceiro dia de participação do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na operação Viagem Segura,  que envolve a Brigada Militar (BM)  e outros Órgãos nas saídas e retornos dos feriadões ou datas comemorativas em pontos críticos das vias gaúchas. Neste final semana, a data comemorativa foi alusiva à Semana Farroupilha.

O Grupo de Trânsito do 4º BPM efetuou barreiras de conscientização e fiscalização a fim de garantir a segurança em locais apontados com índices elevados de acidentalidade, visando à redução do número de acidentes com vítimas fatais.

Durante a  noite,  18 pessoas foram abordadas; 13 veículos fiscalizados, sendo um autuado e recolhido.

A ação visa  garantir a segurança e a  redução do número de acidentes com vítimas fatais, fortalecendo a gestão da segurança do trânsito, um dos cinco pilares da Década de Ação pela Segurança no Trânsito.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções