VICE-LÍDER : Damião comanda virada do Inter
O Internacional se manteve como a principal ameaça à liderança do Palmeiras no Campeonato Brasileiro. Com atuação iluminada de Leandro Damião, que saiu do banco de reservas para marcar dois gols e sofrer o pênalti do terceiro (cobrança convertida por Nico López) -, o time colorado derrotou o São Paulo por 3 a 1, de virada, neste domingo, no Beira-Rio, pela 29ª rodada.
Com 56 pontos, o Inter é o vice-líder (três pontos a menos do que o Palmeiras, que derrotou o Grêmio por 2 a 0 no Pacaembu – também neste domingo). O São Paulo empaca na competição, com a sequência de cinco rodadas sem vencer. Por consequência caiu para a quarta posição, com 52 pontos – sete de distância do líder.
Com apenas dois minutos de jogo, o São Paulo marcou seu gol. Após troca de passes, Reinaldo cruzou e Liziero apareceu na área e tocou de primeira – sem chance de defesa para Marcelo Lomba. Depois, o jogo se tornou de ataque contra defesa. O Inter insistia. Nico López fez o gol, mas a auxiliar Neuza Inês Back marcou impedimento do atacante uruguaio, sem considerar que a bola tenha tido tocada pelo defensor do São Paulo.
DAMIÃO – D’Alessandro comandava o meio-campo e também tentava a marcação do gol. Numa cobrança de falta, o camisa 10 mandou a bola no travessão. Leandro Damião entrou em campo aos 29 minutos, substituindo William Pottker, que saiu lesionado de campo. Aos 45, Nico López fez grande jogada pela direita e cruzou para cabeçada de Damião, que empatou a partida.
No começo do segundo tempo, aos quatro minutos, o centroavante marcou novamente. D’Alessandro cobrou falta da meia-esquerda, Cuesta ganhou pelo alto e Damião completou para a rede. Só depois da virada é que São Paulo resolveu atacar e teve boas chances para empatar a partida, especialmente numa cobrança de falta de Nenê e numa cabeçada de Diego Souza, com a bola passando junto ao poste. No final do jogo, Damião sofreu pênalti e Nico López marcou o terceiro.
Grêmio deixa Palmeiras se distanciar
Na rodada em que dois rivais diretos venceram (Internacional e Flamengo), o Palmeiras praticamente tirou outro concorente da briga pelo título brasileiro. Neste domingo, o Verdão venceu o Grêmio por 2 a 0, no Pacaembu, com dois gols de Deyverson e manteve a vantagem de três pontos na ponta do campeonato após 29 rodadas disputadas na competição.
O líder Palmeiras tratou de pressionar o Grêmio desde o começo do jogo, com marcação alta. Dudu foi o destaque do primeiro tempo, porque deu sua 15ª assistência na temporada para Deyverson marcar seu sétimo gol no ano – o sexto desde a chegada Felipão.
Bruno Henrique poderia ter feito 2 a 0 em um contragolpe, mas a zaga gremista tirou em cima da linha. Os gaúchos passaram a parte final do primeiro tempo rondando a área alviverde, sem incomodar o goleiro Fernando Prass, que substituiu o poupado Weverton.
No segundo tempo, Dudu teve a chance de matar, mas faltou perna e o chute saiu em cima de Paulo Victor. Coube a Deyverson, portanto, definir o jogo. Em uma falha de Bressan, o centroavante também por pouco não se complicou, só que conseguiu a finalização para definir o placar no Pacaembu: 2 a 0.
Brasileiro
29ª rodada
Sábado, 13/10
Flamengo 3×0 Fluminense
Santos 1×0 Corinthians
Bahia 2×0 Paraná
Domingo, 14/10
Chapecoense 0x1 Vitória
Vasco 2×0 Cruzeiro
Palmeiras 2×0 Grêmio
Internacional 3×1 São Paulo
Atlético/MG 0x0 América/MG
Atlético/PR 4×0 Sport
Segunda-feira, 15/10
Ceará x Botafogo
30ª rodada
Sábado, 20/10
America/MG x Grêmio
Botafogo x Bahia
São Paulo x Atlético/PR
Sport x Vasco
Domingo, 21/10
Vitória x Corinthians
Fluminense x Atlético/MG
Palmeiras x Ceará
Cruzeiro x Chapecoense
Paraná x Flamengo
Segunda-feira, 22/10
Internacional x Santos