Diário da Manhã

sábado, 11 de janeiro de 2025

Notícias

Vigilância em Saúde combate focos de mosquitos

28 dezembro
09:06 2016

O combate ao mosquito, especialmente ao aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue, do Zika Vírus e Chikungunya, segue intenso em Pelotas. A atenção continua, apesar da redução dos números de focos encontrados ao longo dos anos. Em 2013, foram encontrados 57 focos. Em 2014, 17. Em 2015, dez. E, em 2016, três.

O diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde (SMS), Franklin Mendonça de Souza Neto, explica os mutirões não estão sendo realizados devido à instabilidade do tempo. Mas os cerca de 35 agentes comunitários, estão fazendo visitas às casas, armadilhas, pontos estratégicos e locais onde houve denúncia. Semanalmente 158 armadilhas são visitadas. Além de 311 pontos estratégicos visitados a cada 15 dias.

Os pernilongos, um problema para a população especialmente no verão, também são alvo da Vigilância, com o uso de produtos químicos e biológicos.

A SMS utiliza produtos químicos e biológicos no combate ao mosquito. O químico mata o mosquito adulto, o biológico elimina as larvas. Matando os mosquitos adultos e suas larvas, fecha-se o ciclo e obtém-se uma redução significativa da sua população. Em canais e valetas um larvicida biológico altamente eficaz no controle das larvas, o Vectobac G. Para os que não foram eliminados enquanto eram larvas, um produto químico para os mosquitos adultos, o Lambida Cialotrina, utilizado no fumacê veicular noturno. Souza orienta que os moradores mantenham as janelas abertas durante a passagem do fumacê para que o produto, que mata o mosquito apenas por contato, entre nas casas.

Denúncia de possíveis focos do aedes aegypti podem ser denunciados pelo telefone 156 e a ligação é gratuita de telefones fixos.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções