Vigilância encontra foco do Aedes Albopictus no Valverde
28 setembro
15:31
2018
Descoberta ocorreu na quarta-feira (26), no Balneário Valverde. Novos focos não eram encontrados desde julho
As equipes do Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria de Saúde (SMS) encontraram, na quarta-feira (26), um novo foco do mosquito Aedes Albopictus em uma residência localizada em um ponto estratégico monitorado no Balneário Valverde. A espécie encontrada é um potencial transmissor de doenças como a dengue, zika, chinkunguia e febre amarela. Locais de infestação do inseto não eram verificados desde o mês de julho, apesar de os agentes seguirem atuando após o mutirão promovido nos bairros da cidade durante os meses de abril e maio.
No foco encontrado essa semana, o mosquito estava em forma de pupa – terceira fase de vida do inseto, também chamado de Tigre Asiático. A chefe da Vigilância Ambiental em Saúde, Isabel Madrid, destaca que os períodos intercalados entre chuva e temperaturas altas podem ter contribuído para o surgimento desse novo ponto.
Para que outros locais de infestação não ocorram, é importante que os moradores das áreas visitadas permitam a entrada dos agentes da Vigilância, para inspecionarem as residências. Isabel lembra que são essenciais cuidados como não deixar a água acumular em recipientes, que podem servir como criadouro para o mosquito.
Entenda sobre o mosquito
O Aedes Albopictus é um tipo de inseto que se reproduz na zona urbana, com preferência por áreas cobertas de vegetação e entorno de áreas residenciais. Costumam desenvolverem-se em troncos de árvores, cascas de frutas ou vasilhames abandonados em meio a espaços com grama.
Para evitar focos do mosquito é importante não deixar água acumulada em casa, e escovar vasos com plantas semanalmente para evitar que o inseto se desenvolva. A Secretaria de Saúde (SMS) pede que a população colabore nas ações preventivas.