Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

Vigilância realiza trabalho permanente no combate ao Aedes

Vigilância realiza trabalho permanente no combate ao Aedes
26 novembro
09:32 2018

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada a Secretaria de Saúde (SMS), realiza um trabalho permanente no combate e prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de doenças como dengue, zika vírus, febre amarela e febre chikungunya.

Uma das ações realizadas é a Pesquisa Vetorial Especial (PVE), feita sempre que há possibilidade de existência de larvas do mosquito no local, ou quando surge uma pessoa com suspeita de estar infectada com alguma das doenças relacionadas ao Aedes. Nesses casos a residência, o local de trabalho ou de estudo e o entorno do hospital em que o paciente estiver internado são alvos da PVE, que abrange todas os imóveis em um raio de 300 metros desses locais. Caso algum tipo de larva for encontrada elas são coletadas em tubos e enviados para análise em laboratório.

Cidadãos que moram próximos a hospitais, por consequência, recebem com maior frequência os agentes da Vigilância, e por isso muitas vezes deixam de permitir a entrada da equipe para realizar a vistoria, pois julgam que seja desnecessária. “O procedimento, no entanto, é uma exigência do Ministério da Saúde, e garante a segurança de toda a população, mantendo a cidade livre do Aedes aegypti”, explica a chefe do departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, Isabel Madrid.

Os imóveis localizados próximo ao Hospital Universitário São Francisco de Paula, por exemplo, recebem incursões seguidamente do PVE, mas os agentes vêm encontrando dificuldade em acessar algumas residências. “Nesse sentido alertamos a população para que sempre recebam a vistoria em suas casas”, completa Isabel.

Os agentes de prevenção contra o Aedes podem ser identificados pela camiseta ou colete da Vigilância e crachá de identificação. Em caso de qualquer dúvida o cidadão pode ligar para a secretaria, pelo telefone 3284-7770.

PREVENÇÃO

A equipe da Vigilância explica que para evitar a proliferação de mosquitos é muito importante que os cidadãos não deixem acumular água parada em potes, vasos de plantas e outros recipientes. Manter os pátios de casa higienizados e descartar o lixo corretamente também ajudam a combater os insetos.

Aedes dicas 02

Aedes dicas

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções