Diário da Manhã

domingo, 22 de dezembro de 2024

Notícias

Vigilância Sanitária vistoriou 27 restaurantes desde dezembro

Vigilância Sanitária vistoriou 27 restaurantes desde dezembro
31 janeiro
08:25 2023

Com a chegada do verão, e consequentemente, o aumento nas temperaturas, o cuidado na manipulação e conservação de alimentos requer o dobro de atenção. A fim de garantir a qualidade dos produtos ofertados nos comércios pelotenses, a Prefeitura de Pelotas tem investido em ações de fiscalização e vistoria por meio das equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde dezembro de 2022, 27 restaurantes já foram vistoriados.

Os dados da SMS mostram que dos 27 restaurantes vistoriados nove receberam selo de fiscalização, quatro tiveram termo de adequação expedido e dois foram autuados. Durante o período as equipes realizaram ainda a apuração de uma denúncia de um estabelecimento comercial.

De acordo com a Vigilância Sanitária os principais problemas encontrados nas fiscalizações estão relacionados à higiene e processos de manuseio de alimentos. Situações como descongelamento incorreto de carnes, exposição de alimentos em temperatura inadequada e funcionários com uniformes inapropriados, também aparecem como situações recorrentes em alguns estabelecimentos.

Orientações importantes ao comprar e consumir alimentos

  • – Dar preferência para a compra e consumo de alimentos em locais que sejam limpos e inspecionados pela Vigilância Sanitária;
  • – Adquirir e/ou consumir alimentos com procedência, evitando produtos de origem duvidosa;
  • – Sempre que possível verificar a validade dos alimentos;
  • – Cuidado ao consumir alimentos perecíveis comercializados em buffets, padarias, confeitarias, etc. Os mesmos devem estar em temperatura adequada (frios até 5ºC e quentes no mínimo 60ºC) para evitar contaminação;
  • – Sempre observar as condições dos manipuladores de alimentos e atendentes. Os profissionais devem estar devidamente uniformizados, com cabelos presos e protegidos, unhas curtas e sem esmalte e não utilizando adornos (anéis, pulseiras, relógio, corrente, piercing, etc.).

Para esclarecimento de dúvidas e registro de denúncias a Vigilância Sanitária atende por meio do telefone (53) 3284-7733 e pelos e-mails [email protected] e [email protected]. O departamento cumpre expediente junto à SMS, na rua Lobo da Costa, 1764, com atendimento das 08h às 14h.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções