VILA NOVA : Chamada da Sustentabilidade reúne fruticultores
A Emater/RS-Ascar reuniu quarta-feira, na localidade de Vila Nova, em Pelotas, fruticultores envolvidos na Chamada nº 10 – Sustentabilidade, política pública do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) executada pela Instituição.
O evento contou com a participação de entidades parceiras e cerca de 400 agricultores familiares envolvidos, com o propósito de atender as demandas do Diagnóstico Rural Participativo (DRP) realizado nas comunidades.
O objetivo da Chamada da Sustentabilidade é a prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) destinado a agricultores familiares, compreendendo o planejamento, a execução e a avaliação de atividades individuais e coletivas, com vistas ao desenvolvimento sustentável das Unidades de Produção Familiar (UPF). As primeiras ações de mobilização, divulgação e seleção das famílias já foram implementadas pela equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar, que atualmente realizam o planejamento comunitário e de cada UPF.
Durante o planejamento com as famílias das localidades de Vila Nova, Grupelli e Bar do Bêne, o diagnóstico demonstrou as fortalezas, oportunidades, fraquezas e ameaças pelas comunidades. Entre as fortalezas destaque para a fruticultura diversificada, produção de grãos e a mecanização agrícola. Entre os pontos de fraquezas e ameaças, a preocupação com a saída do jovem das propriedades. Como oportunidades, os agricultores familiares evidenciaram o momento de aporte de tecnologias da pesquisa, extensão rural e Secretaria de Desenvolvimento Rural do município.
A reunião da Chamada nº 10, em Pelotas teve a presença da vice-prefeita, Paula Mascarenhas, que acompanhada de representantes de várias secretarias e autarquias do município dialogaram e atenderam as demandas das comunidades.