VIOLÊNCIA : Comitê debate normas de prevenção
Integrantes do Comitê de Prevenção da Violência (CIP) se reuniram nesta terça-feira na sede da Secretaria de Segurança Pública (SSP) para discutir as estratégias do eixo social do Pacto Pelotas Pela Paz. No segundo encontro, servidores, secretariado, consultores técnicos do Instituto Cidade Segura e a prefeita Paula Mascarenhas debateram o funcionamento do grupo de trabalho e a construção do projeto de lei que cria o Sistema de Prevenção à Violência.
O documento em debate regulamentará a atuação de toda a rede de Educação, Saúde, Assistência Social, instituições e projetos inseridos no segmento preventivo do Pacto. A chefe do Executivo abordou a necessidade de traçar as metas para começar a intervir socialmente no combate à violência, mas com a garantia da continuidade das ações independentemente dos governos futuros. “Temos servidores de carreira envolvidos, então vamos deixar um legado e evitar que as soluções encontradas se percam na memória”, disse.
CÉREBROS DO PACTO
O CIP gerencia as políticas de prevenção do Pacto Pelotas Pela Paz e funciona paralelo ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), responsável pela administração das atividades repressivas. Os dois representam os espaços para o planejamento, o monitoramento de indicadores e a análise da eficiência das estratégias e programas implementados na cidade.