Virada-relâmpago garante vitória do Brasil sobre o São José
Time de Claudio Tencati conquista segundo triunfo fora de casa no Campeonato Gaúcho e avança na tabela
Por: Henrique König
Não foi uma atuação de encher os olhos, mas o Brasil novamente saiu de campo vencedor no Gauchão 2021. Em um campeonato curto, as perspectivas mudam muito rápido. A preocupação do empate em casa diante do Caxias dá lugar a uma confiança, pois agora são três jogos de invencibilidade, com duas vitórias e um empate. O Xavante chegou a 7 pontos no Estadual ao vencer o São José por 2×1, em Porto Alegre.
No próximo compromisso, o Brasil duela em Novo Hamburgo contra o time que disputa a 5ª rodada na lanterna da competição. É a esperança de buscar mais uma vitória e ficar seguro na tabela, olhando somente para cima. Já o São José tropeça de novo, soma uma vitória e três derrotas, parando nas últimas colocações.
No Passo d’Areia, em Porto Alegre, noite de sexta-feira e de abertura da 5ª rodada do Gauchão. No apronto dos treinos, Jarro sentiu lesão e acabou não viajando para o duelo. O atacante Matheuzinho, conhecedor da grama sintética do São José, o substituiu. O lateral Igor Miranda também ficou de fora, como era esperado. A surpresa foi Bruno Matias no banco de reservas. O volante Everton Dias e o meia Gabriel Terra ocuparam as vagas entre os 11.
O Brasil não fez bom primeiro tempo. O jogo era de poucas chances e o São José aproveitou a dele de cabeça, no jogo aéreo. Em cruzamento da esquerda, Sallinas antecipou a defesa xavante e meteu a testa na bola para fazer 1×0, aos 28’.
Mas o Brasil saiu da atuação apática no ataque para resolver a parada no final da etapa. Matheuzinho apareceu bem com a camisa rubro-negra, investiu na jogada e a bola sobrou para Gabriel Terra chutar rasteiro e tirar do alcance de Fabio: 1×1.
A virada foi relâmpago. Jogada pela esquerda chegou a Artur, que fez grande jogo, ele mandou o passe rasteiro para pequena área, a zaga do São José não alcançou e Netto aproveitou para chutar duas vezes e marcar seu segundo gol no campeonato: São José 1×2 Brasil.
Na etapa final, poucas chances. O lateral xavante André Krobel cobrou falta por cima do travessão, por detalhe. Everton Dias veio bem de trás em dois momentos, mas os arremates foram para fora. Do lado do São José, pouca efetividade para criar e Matheus Nogueira deu conta nas escassas vezes em que precisou defender.
Juliano, ex-Pelotas, um dos ingressos no segundo tempo do time de Carlos Moraes, ainda mandou duas finalizações pela linha de fundo. E ele mesmo assumiu o protagonismo ao ser expulso por acertar o garoto Léo Ferraz, que havia entrado pelo Brasil. Com a expulsão de Juliano, o Brasil esteve mais tranquilo para sustentar a vitória, mas faltou capricho para ampliar a história.
Placar final em Porto Alegre: São José 1×2 Brasil.
FICHA TÉCNICA: SÃO JOSÉ 1×2 BRASIL
SÃO JOSÉ: Fabio; Léo Príncipe, Pablo, Sallinas e Marcelo; Fabiano (Rafael Jataí), Thiago Ulisses, Lissandro, Crystopher (Luiz Eduardo), Alessandro Vinicius (Kelvin) e França. Técnico: Carlos Moraes.
BRASIL: Matheus Nogueira; André Krobel (Héverton), Camilo, Ícaro e Artur; Everton Dias, Rômulo, Gabriel Terra, Matheuzinho (Bruno Matias), Netto (Vidal) e Bruno Paraíba (Léo Ferraz). Técnico: Claudio Tencati.
- ÁRBITRO: Leandro Vuaden
- GOLS: Sallinas (SJO) | Gabriel Terra e Netto (BRA)
- Partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Gaúcho, disputada no estádio Passo d’Areia, em Porto Alegre (19/03)