VIVA LARANJAL : Quiosque será aberto ainda neste mês
Bicicletas, máquina de água quente, equipamentos para prática esportiva, como raquetes e bolas, além de outros aparatos já estão chegando e sendo guardados para uso público dos frequentadores do quiosque Viva Laranjal, que deverá disponibilizar múltiplos serviços aos moradores, veranistas e turistas, até o final deste mês.
O quiosque, localizado à avenida Doutor Antônio Augusto Assumpção Júnior, foi projetado para acolhida e atendimento de cerca de 900 visitantes por dia, durante a temporada. Depois, seguirá funcionando o ano inteiro, aos fins de semana.
O Viva Laranjal foi idealizado pela Coordenadoria de Estratégia e Gestão (CEG) e, para o coordenador César Mendes, o projeto promoveu a transversalidade no Poder Público, com a participação de secretarias e da Unidade Gerenciadora de Projetos (UGP), que realizou o processo de licitação, com recursos garantidos por rubrica na Lei Orçamentária Anual de 2015. A empresa vencedora foi a PCV Montagens.
A comunidade participou da escolha dos serviços que serão prestados pelo quiosque. Foram realizadas oficinas, entrevistas e encontros com moradores e frequentadores dos balneários do Laranjal.
Na semana que se inicia no dia 18, será realizado treinamento do pessoal que integrará o quadro de atendimento do quiosque, vinculado às secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet) e de Educação e Desporto (Smed).
Quatorze bicicletas serão disponibilizadas para empréstimo ao público e ficarão nos bicicletários remodelados e modernos. Haverá três triciclos, pranchas e caiaques, além de equipamentos esportivos como bolas e raquetes e, ainda, televisor e computadores.
Veranistas, moradores e visitantes também poderão contar com cadeiras de praia e guarda-sóis, e o quiosque disponibilizará banheiros masculino e feminino com opção de acesso para deficientes, fraldário, biblioteca pocket, quadras esportivas, arquibancadas, chimarródromo, além de esteira para o deslocamento de cadeirantes até a água, cadeira-anfíbio e deck na orla. Próximo do quiosque e da Arena de Esportes, terá área iluminada por quatro refletores de led, mantidos durante todo o ano.
O desenvolvimento das etapas do projeto do quiosque e de identificação dos serviços solicitados pela população contaram com apoio do Instituto Tellus, através do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável – Comunitas.
Comunitas é uma organização da sociedade civil, de caráter apartidário, que estimula o envolvimento de lideranças públicas e empresariais na melhoraria da qualidade dos serviços oferecidos à população. A organização lidera o programa Juntos, de aprimoramento da gestão pública.