Diário da Manhã

segunda, 25 de novembro de 2024

Notícias

Volta às aulas: primeiro semestre letivo de 2016 começa nesta quarta-feira (27)

26 abril
15:12 2016

A quarta-feira (27) marca o início do primeiro semestre letivo de 2016 no câmpus Pelotas. A maior escola do IFSul, com mais de 5 mil estudantes matriculados, recepcionará os 1.038 novos alunos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação com o tradicional evento de acolhida no auditório Enilda Feistauer.

Os encontros com os novatos serão realizados nos três turnos: manhã, tarde e noite, com início marcado, respectivamente, para as 9h, 14h e 19h. Durante as boas-vindas, a direção conversará com os estudantes sobre o funcionamento da escola e, em seguida, anunciará a visita guiada aos cursos, oportunidade para que os recém-chegados à instituição possam estabelecer um primeiro contato com salas de aula, laboratórios, professores e futuros colegas. Mapas do câmpus foram afixados em murais, no saguão, para facilitar a localização dos alunos.

Para os veteranos, as aulas retornam normalmente nesta quarta-feira (27), a partir das 7h30min no turno da manhã, 13h30min no da tarde e 19h no da noite. Os horários das disciplinas já estão disponíveis no sistema Q-Acadêmico, em painéis colocados no saguão e nas coordenadorias dos cursos.

Assistência estudantil

A Coordenadoria de Assistência Estudantil (Coae) lançou três importantes editais referentes à concessão, confirmação, inclusão ou alteração de benefícios sociais, como auxílios alimentação (refeitório), transporte e moradia. O público-alvo são estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores do câmpus Pelotas, em situação de vulnerabilidade social.

As inscrições para a concessão de benefícios de assistência estudantil podem ser feita através do site http://assistenciaestudantil.pelotas.ifsul.edu.br/inscricao. Em seguida, o candidato deverá imprimir o protoloco de inscrição e colá-lo no lado de fora do envelope a ser entregue no ato da inscrição, na Coae. Dentro dele, deve conter o formulário de avaliação (anexo 1), devidamente preenchido, e toda a documentação listada no edital. O período de entrega vai de 3 a 10 de maio, nos seguintes horários: segunda-feira, das 9h30min às 21h; terça e quinta-feira, das 9h30min às 19h30min; e sexta-feira, das 9h30min às 17h.

Para alunos já cadastrados no programa de assistência estudantil, que pretendem incluir ou alterar algum benefício, é necessário assinar a confirmação dos benefícios, realizar a inscrição e entregar a documentação, na Coae, através de formulário próprio para este fim. O prazo vai de 27 de abril a 4 de maio, e o horário de atendimento segue o mesmo: segunda-feira, das 9h30min às 21h; terça e quinta-feira, das 9h30min às 19h30min; e sexta-feira, das 9h30min às 17h. Para aqueles que já recebem algum auxílio e desejam continuar recebendo o benefício no primeiro semestre de 2016, é exigida uma confirmação dessa intenção – documento que deve ser assinado na própria Coae, de 27 de abril a 4 de maio, no seguinte horário: segunda-feira, das 9h30min às 21h; terça e quinta-feira, das 9h30min às 19h30min; e sexta-feira, das 9h30min às 17h. O estudante que não fizer a confirmação, no período estipulado, terá seus benefícios cancelados.

Rematrícula

O Departamento de Registros Acadêmicos (Dera) do câmpus Pelotas abriu um novo prazo para regularização da situação acadêmica de alunos que perderam a rematrícula. Agora, o período vai até 30 de abril, e os interessados deverão fazer todo o processo via e-mail. Primeiro, é necessário que o aluno acesse, imprima e preencha um termo de ciência e responsabilidade. Depois de assinado, é obrigatório o reconhecimento de firma em cartório. Para os menores de 18 anos, o documento deve ser assinado pelos pais ou pelo responsável legal.

Em seguida, o termo deve ser digitalizado e enviado para o e-mail [email protected] até 30 de abril. O Dera vai analisar caso a caso e conferir se o preenchimento do documento está de acordo. Caberá ao aluno verificar, pelo Q-Acadêmico, se a sua matrícula está novamente ativa ou não.

Lembrando que este processo de rematrícula deve ser feito via e-mail e não serão aceitas outras formas de encaminhamento.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções