Diário da Manhã

quinta, 14 de novembro de 2024

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Volvo apresenta-se ao mercado pelotense do transporte coletivo

20 janeiro
08:42 2016

Representantes da empresa Volvo, fornecedora de produtos e serviços de transporte, reuniram-se com o prefeito Eduardo Leite e com a vice Paula Mascarenhas, na manhã desta terça-feira (19), para apresentar os ônibus urbanos e as inovações da marca.

A proposta de inserção dos carros da Volvo entre os coletivos locais será levada pelos representantes da marca aos empresários do consórcio que operacionalizará os serviços em Pelotas, cuja frota deverá ser renovada em torno de 40%, em cumprimento às disposições do processo de licitação.

A empresa Volvo é sueca. No Brasil, é representada pela Dipesul, há 37 anos no mercado, e conta com filial em Pelotas há 25 anos. Caminhões são o forte da marca, mas a produção de ônibus para transporte coletivo urbano foi retomada e apresenta-se como competitiva. No País, com fábrica em Curitiba, a Volvo já está rodando com a tecnologia híbrida em algumas localidades, com destaque maior para Goiânia.

REPRESENTANTES da marca estiveram com os gestores para mostrar suas inovações

REPRESENTANTES da marca estiveram com os gestores para mostrar suas inovações

“O processo de licitação dos serviços de transporte coletivo urbano em Pelotas vai demandar grandes investimentos em obras de mobilidade, como corredores de ônibus”, afirmou o prefeito, comentando sobre as adaptações, modernização e melhorias viárias projetadas para breve. “A licitação limita a idade máxima dos ônibus em dez anos. Por isso, haverá renovação de cerca de 80 carros da frota”, informou.

O gerente comercial de ônibus da Dipesul no Estado, Cides Fontanella, salientou que a Volvo, desde a fundação em 1927, defende os valores de qualidade, segurança e cuidado com o meio ambiente. A empresa, além da produção de coletivos a diesel, roda com tecnologia híbrida, com menos emissões de poluentes do ar e sonoros, com financiamento diferenciado e maior economia operacional.

Não é preciso plugar a bateria do motor elétrico para recarregá-la. Ela é alimentada pela transformação da própria energia desprendida pela frenagem e reduções de velocidade. Os ônibus híbridos andam com energia elétrica quando de zero a 20 quilômetros por hora e, no aumento da velocidade, passam automaticamente para o motor biodiesel.

A empresa, além de estar disposta a testar seus modelos com passageiros locais para colocá-los nas linhas urbanas de Pelotas, também apresentou planejamento de soluções de tráfego, com tecnologia à frente para possibilitar o controle, visando à eficiência dos serviços de transporte coletivo.

Participaram da reunião, além do prefeito Eduardo Leite, da vice Paula Mascarenhas, do secretário de Gestão Administrativa e Financeira, José Francisco Cruz, o diretor executivo da Secretaria de Transportes e Trânsito, Paulo Osório, o gerente no RS da Dipesul, Cides Fontanella, o gerente em Pelotas, João Vicente Costa, o consultor pós-venda local Fernando Riveira, o consultor de vendas da região Fábio Camargo e o gerente regional Tiago Mondoni.

PROPOSTA da empresa visa inserção da marca na frota que operacionalizará os serviços na cidade

PROPOSTA da empresa visa inserção da marca na frota que operacionalizará os serviços na cidade

PERCURSO

O prefeito, a vice e os acompanhantes andaram no ônibus híbrido, para certificar-se das diferenças em relação ao comum. O coletivo saiu do largo Edmar Fetter (Mercado Central), contornou a praça Coronel Pedro Osório, seguiu pela rua Marechal Floriano, dobrou na Marechal Deodoro, Dom Pedro II, Marcílio Dias e Lobo da Costa, até o ponto de partida.

No trajeto, foram constatadas as diferenças entre a utilização dos motores elétrico e biodiesel. Com o elétrico, o ruído praticamente desaparecia. O ônibus utilizado para o teste tem acomodações para 41 passageiros sentados e 50 em pé.

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