Diário da Manhã

sexta, 17 de maio de 2024

Notícias

XADREZ Torneio aberto busca parcerias

16 maio
16:13 2014

O Torneio Aberto de Xadrez Rápido na 22ª Fenadoce será dia 14 de junho, às 9h, no Auditório do Centro de Eventos Fenadoce. Para quem ainda não sabe, Pelotas é um polo de enxadristas e para realização de um evento do nível que a cidade merece os organizadores do evento buscam parcerias com empresas e entidades locais. De acordo com o vice-presidente no interior, da Federação Gaúcha de Xadrez e vice-presidente do Clube de Xadrez Pelotense, Agustin Jardel da Rosa Ribeiro, alguns apoios já chegaram, mas ainda é preciso custear alguns itens fundamentais para realização do evento, como a presença do mestre internacional de xadrez, Dragan Stamenkovic.

PRÁTICA do xadrez tem crescido bastante nas escolas nos últimos anos

PRÁTICA do xadrez tem crescido bastante nas escolas nos últimos anos

“A previsão é de que tenhamos a participação de cerca de 180 enxadristas entre as categorias escolar e absoluto”, avalia.

O evento valerá também como semifinal do Campeonato Estadual de Xadrez, com a disputa de três vagas para grande final.Segundo Jardel, a realização de um evento deste nível durante a Fenadoce, além de destacar este importante esporte, dá visibilidade aos trabalhos alavancados nas escolas locais e estimula as crianças a prosseguirem a prática.

ESTÍMULO ESCOLAR – A prática do xadrez nas escolas vem crescendo nos últimos tempos, com um grande número de adeptos em Pelotas. “É um esporte inclusivo,praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações frente ao mesmo tabuleiro”, avalia Jardel.Para as crianças é possível valorizar o raciocínio através de um exercício lúdico, podendo alcançar, dentre outros objetivos, o desenvolvimento do raciocínio lógico, habilidades de reflexão, análise e síntese.

Atualmente o xadrez está fortalecido no país e no Rio Grande do Sul são mais de duzentos mil jovens enxadristas. “As competições são fundamentais para ratificar a importância do xadrez e impulsionar a afirmação destes jovens no esporte”, complementa Jardel. Empresas interessadas em apoiar o evento podem entrar em contato com Jardel Ribeiro através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: (53) 8427 7770.

HISTÓRICO –No Brasil os campeonatos nacionais são disputados desde 1927 e o primeiro campeãofoi Souza Mendes.  Já o primeiro campeonato brasileiro feminino ocorreu em 1960, na cidade de Brusque, em Santa Catarina e a vencedora foi Dora Rúbio. O maior enxadrista brasileiro de todos os tempos é Henrique Mecking, mais conhecido como Mequinho.  Natural de Santa Cruz do Sul, ele morou alguns anos em Pelotas. Em 1977 foi considerado o terceiro melhor jogador do mundo. No âmbito mundial a maior mestre em todos os tempos foi o russo GarryKasparov que conquistou títulos mundiais consecutivos de 1985 a 2000.

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções