Diário da Manhã

sexta, 10 de janeiro de 2025

Notícias

Xavante arrasador liquida o Operário

06 outubro
10:55 2014

BRASIL fez 4 x 0 na equipe do Mato Grosso e agora pega o Brasiliense. O primeiro jogo será domingo na Baixada.

O sonho do Brasil de chegar à Série C do Campeonato Brasileiro está na dependência do resultado de um confronto de dois jogos com o Brasiliense. O primeiro deles, domingo, no Bento Freitas; e o segundo, dia 19, no Serejão, em Taguatinga, Distrito Federal. O Brasil garantiu classificação para as quartas de final da Série D, sábado, com goleada de 4 a 0 diante do Operário do Mato Grosso, na Baixada, em Pelotas.  A vitória foi construída no primeiro tempo, com gols de Washington, Nena, Márcio Hahn e Zotti.

A atuação perfeita no primeiro tempo, quando o Brasil soube tirar proveito do vento forte em seu favor, e a consequente goleada diante dos mato-grossenses foram comemoradas contidamente no vestiário rubro-negro. Para o vice-presidente de futebol, Cláudio Montanelli, o sucesso pleno da campanha está agora na dependência dos dois próximos jogos. “O nosso sonho de construir o melhor calendário da história do Brasil se resume a 180 minutos dos jogos com o Brasiliense”, disse.

BRASIL fez 4 x 0 na equipe do Mato Grosso e agora pega o Braziliense. O primeiro jogo será domingo na Baixada.

BRASIL fez 4 x 0 na equipe do Mato Grosso e agora pega o Braziliense. O primeiro jogo será domingo na Baixada.

Na próxima etapa da competição, o Brasil vai fazer o segundo jogo fora de casa. Isso gera a necessidade de arrancar bem no confronto, com vitória e, de preferência, sem sofrer gol. Para isso, o Xavante possui solidez defensiva. O time tomou apenas quatro gols em 10 jogos na Série D. O goleiro Eduardo Martini está invicto há seis partidas. Na derrota de 1 a 0 para o Cabofriense, dia 14 de setembro, que jogou foi o reserva Anderson.

Brasiliense invicto

O Brasiliense garantiu classificação para as quartas de final da Série D, sábado, com empate por 1 a 1 com o Remo em Brasília. Na primeira partida, o Brasiliense havia vencido por 2 a 1 fora de casa. O time de Brasília está invicto na competição: cinco vitórias e cinco empates. Seu aproveitamento é de 66,6%.

Na primeira fase, o time treinado por Marcos Soares venceu o Vila Nova/MG por 2 a 1 (fora de casa), Estrela do Mar por 3 a 0 (em casa), Itaporã por 4 a 0 (em casa) e Vila Nova por 2 a 1 (em casa). Os empates foram com Anapolina (duas vezes por 1 a 1), Itaporã por zero a zero e Estrela do Norte por 1 a 1.

Nas oitavas de final fez 2 a 1 no Remo fora de casa e empatou por 1 a 1 no Serejão.

Primeiro tempo alucinante : Brasil se aproveita do vento a favor e define goleada diante do Operário

O Brasil fez um primeiro tempo simplesmente alucinante diante do Operário. A pressão resultou na definição da vitória diante dos atônitos mato-grossenses, que quase não conseguiram passar do meio-campo. O volume de jogo, a marcação adiantada do Xavante e o vento contrário apequenaram o time visitante. A superioridade da equipe rubro-negra na primeira parte da partida se expressou na vantagem de 4 a 0.

Bem que o Operário tentou administrar a condição de poder se classificar com o empate, desde que fosse com a marcação de gols. Mas foi esmagado pela “avalanche rubro-negra”. Depois de criar boas jogadas de ataque com Zotti e Nena, o Brasil chegou ao primeiro gol, aos 26 minutos. Numa pressão dentro da área adversária, a bola bateu em Washington e encobriu o goleiro Igor. O volante foi premiado com o gol, justamente na sua 100ª partida com a camisa xavante.

Em seguida, aos 34, outra pressão na zaga do Operário. Nena foi o último a tocar na bola. O auxiliar de arbitragem Ângelo Rudimar Bechi assinalou o gol, observando a bola passar pela linha do gol. O terceiro foi marcado por Márcio Hahn, aos 36, num lindo chute, após assistência de Alex Amado. O mesmo Alex Amado fez um cruzamento para o gol de Zotti, aos 38, antecipando a certeza da classificação.

No segundo tempo, o Operário conseguiu sair para o jogo, colocando por duas vezes a bola na trave e exigindo trabalho de Eduardo Martini. Mas o Brasil teve também chance de ampliar a vantagem.

Capitão fora do próximo jogo

O Brasil terá a semana inteira para se preparar visando o jogo mais importante desde a redenção do futebol rubro-negro a partir da metade de 2012. Se passar pelo Brasiliense, o Xavante garante um calendário para próxima temporada com Gauchão, Copa do Brasil e Série C do Brasileiro – todas essas competições com subsídio financeiro das entidades promotoras.

Para o primeiro jogo com o Brasiliense, o técnico Rogério Zimmermann não poderá contar com o capitão Leandro Leite, que recebeu o terceiro cartão amarelo. Em compensação haverá o retorno de Ricardo Schneider, Felipe Garcia e Rafael Forster, que cumpriram suspensão diante do Operário.

Desde 1995, quando disputou pela primeira vez a Série C do Brasileiro, o Brasil persegue um acesso em competição nacional. Já teve perto por duas vezes – em 2008 e 2009 -, quando escapou a vaga na Série B nacional. Agora de novo a chance se apresenta para o Rubro-Negro.

Quartas de final

Os cruzamentos das quartas de final do Brasileiro da Série D são Londrina x Anapolina, Confiança x Jacuípense, Tombense x Moto Club e Brasiliense x Brasil. Quem vencer esses confrontos de mata-mata garante vaga nas semifinais e também assegura presença na Série C de 2015. Os jogos serão realizados nos dias 12 e 19 de outubro.

Os resultados das oitavas de final: Moto Club 1×0 Ituano (nos pênaltis: 3 a 1), Tombense 1×0 Metropolitano, Confiança 1×1 Central/PE, Globo/RN 2×0 Jacuípense, Londrina 5×0 Santos/AP e Rio Branco 1×1 Anapolina (nos pênaltis: 12 a 13).

Ficha Técnica

BRASIL (4)

Eduardo Martini; Raulen, Cirilo, Fernando Cardozo e Brock; Leandro Leite, Washington, Márcio Hahn (Gustavo Papa) e Zotti (Chicão); Alex Amado e Nena (Nunes). Técnico: Rogério Zimmermann.

OPERÁRIO (0)

Igor; Jackson Silva, Odail Junior, Iuri e Wanderson; Jamba, Jean, Julian (Mateus), Jackson (Douglas) e Laionel; Geílson (Eder Grilo). Técnico: Eduardo Henrique.

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Cláudio Francisco de Lima e Silva (SE); assistentes: Ângelo Rudimar Bechi (SC) e Rosnei Hoffmann Scherer (SC). Cartões amarelos: Leandro Leite e Zotti (B); Jackson Silva (O). Gols: Washington (26min), Nena (34min), Márcio Hahn (36min) e Zotii (38min do primeiro tempo).

 

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções