Xavante começa com vitória a caminhada na Série B nacional
Jogando na Baixada, sábado, time de Rogério Zimmermann fez 2 a 0 no Paraná Clube
Melhor estreia impossível
Se alguém duvidava que o Brasil estivesse em condições de fazer bonito no Campeonato Brasileiro da Série B, a primeira rodada trouxe uma surpresa positiva. Com atuação de alto nível, o time rubro-negro estreou na competição com vitória de 2 a 0 diante do Paraná, sábado, no Bento Freitas. Os dois gols foram marcados por Felipe Garcia.
A equipe do Brasil teve apenas uma mudança em relação ao Gauchão – competição na qual não teve um bom desempenho. Marlon (um dos três contratados para o Brasileiro) foi escalado como titular. Mais do que repetir a escalação, a equipe reproduziu o futebol intenso de seus melhores momentos desta segunda era Rogério Zimmermann.
Nos primeiros minutos, o Xavante procurou impor o ritmo do jogo. Aos quatro, Diogo Oliveira puxou um contra-ataque e colocou a bola na área: Diego Tavares se antecipou a Ramón, que se preparava para fazer o gol, e mandou a bola para escanteio. Na cobrança, o goleiro Marcos errou ao tentar a defesa pelo alto e Felipe Garcia, de cabeça, colocou a bola na rede: 1 a 0.
CONTROLE – Com marcação perfeita, o Brasil controlou a tentativa de reação do Paraná, que só conseguiu a primeira conclusão a gol aos 34 minutos. Eduardo Martini defendeu e, no rebote, Leandro Camilo afastou o perigo da área xavante. Em seguida, aos 37, Rafael Carioca deu uma cotovelada em Felipe Garcia e foi expulso.
No segundo tempo, o Paraná teve duas chances do empate. Aos 14 minutos, Uchoa bateu de dentro da área e Martini usou o reflexo, com o braço esquerdo, para tirar a bola. Depois, aos 22, Nadson errou a conclusão ao recebeu um cruzamento da direita. Na resposta, o Brasil marcou o segundo gol. Diogo Oliveira cruzou da direita e Felipe Garcia concluiu o lance, de primeira, mandando a bola no canto. Era a certeza da vitória na estreia.
Terceiro melhor resultado
Dos 10 primeiros jogos da Série B, o Brasil teve o terceiro melhor resultado. O destaque da primeira rodada foi o Vasco, que ratificou a grande fase, com goleada de 4 a 0 diante do Sampaio Corrêa no Maranhão. Depois aparece o Vila Nova que bateu o Bragantino por 3 a 1 no Serra Dourada, em Goiânia.
O Brasil fecha a primeira rodada na terceira posição da tabela de classificação do Brasileiro. O time rubro-negro fez valer o fator de estar jogando em casa, o que não foi uma tendência de vantagem nesta abertura da competição. Quatro equipes venceram como visitantes: Atlético/GO, Goiás, Vasco e CRB, que bateram Oeste, Tupi, Sampaio Correa e Londrina, respectivamente.
O principal destaque individual da primeira rodada foi o meia Nenê, do Vasco, que marcou três gols na goleada em São Luiz do Maranhão. O outro gol vascaíno foi de Riascos. O time carioca segue com longa invencibilidade: não perde desde o dia 1º de novembro de 2015. São 27 jogos sem perder.
O time xavante volta a jogar na sexta-feira, às 19h15, diante do Atlético no Serra Dourada. Um confronto de duas equipes que venceram na primeira rodada.
BRASIL (2)
Martini
Wender,
Cirilo
Leandro Camilo
Marlon (Brock)
Leandro Leite
Washington
Diogo Oliveira
Felipe Garcia
Paraná (Marcão)
Ramón (Nathan)
T. Rogério Zimmermann
PARANÁ (0)
Marcos
Diego Tavares
Pitty
João Paulo
Rafael Carioca
Jean
Uchoa
L. Otávio (Marcelinho)
Murilo Rangel
Nadson
L. Flávio (Robert)
T. Claudinei Oliveira
Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas. Árbitro: Marcos Mateus Pereira (MS); assistentes: Leandro dos Santos Luberdo (MS) e Fábio Rodrigo Rubinho (MT). Cartões amarelos: Leandro Leite, Diogo Oliveira e Ramón (B); João Paulo e Basso (bando de reservas) do Paraná. Expulsão: Rafael Carioca (PR). Gols: Felipe Garcia (5min do primeiro tempo e 23min do segundo).