Xavante perde novamente para o Brusque e sai da Copa do Brasil
Ataque não funciona em Santa Catarina e expulsões no segundo tempo encerram eliminação rubro-negra
Por: Henrique König
Hemerson Maria mudou a escalação para enfrentar o Brusque e iniciou com a estreia de Danilo Gomes no ataque, na companhia de Gabriel Poveda. O esquema foi um 4-4-2. Mateus Mendes foi o lateral-esquerdo titular e Bruno Santos compôs o meio de campo no lado canhoto. Mas de nada adiantou e a derrota ocorreu em Santa Catarina. O Brusque venceu por 1×0, gol marcado por Marco Antônio, de cabeça, no primeiro tempo, aos 38’. Na etapa final, o atacante Dellatorre e Bruno Santos foram expulsos e, com o placar agregado de 2×0, os catarinenses se classificaram sem fazer muitas forças na partida de volta da Copa do Brasil.
No estádio Augusto Bauer, partida das 19h, o Brasil não tinha Lázaro e preferiu jogar com dois zagueiros. O time ficou mais avançado com o jovem estreante Danilo Gomes e Gabriel Poveda na frente. Danilo puxou duas jogadas com arremates de fora da área, mas sem muito perigo para o goleiro Zé Carlos. Do outro lado, o Brusque, atual campeão da Série D e finalista catarinense, estava preguiçoso. Só aos 38’, Airton cruzou da esquerda e Marco Antônio cabeceou para as redes: 1×0.
Sem reação, o Brasil mudou no intervalo. Dellatorre entrou no segundo tempo e em seguida foi expulso por acertar uma cotovelada em Everton Alemão. Com um a menos, o Xavante foi mais facilmente presa para o Brusque, que administrava a posse e o resultado agregado bastante positivo. Bruno Santos também atingiu adversário com o braço e recebeu cartão vermelho. O jogo ficou em 11 do Brusque contra 9 rubro-negros. Com as trocas feitas, o Xavante criou apenas uma oportunidade de gol.
Luiz Henrique, ingresso na etapa final, em jogada individual, levou para o fundo e serviu para trás para João Ananias, que chutou para fora, raspando a trave. Do lado do Brusque, o time catarinense pouco forçou o ritmo e não desenvolveu mais muitas chances. Marco Antônio, em uma sobra de bola na área, finalizou por cima. No apito final, a indubitável eliminação xavante: Brusque 1×0 Brasil. No agregado, 2×0.
Fora da Copa, o Xavante volta a campo contra o Operário, no domingo, às 19h, pela Série B, fora de casa, em Ponta Grossa, no Paraná.
FICHA TÉCNICA: BRUSQUE x BRASIL
BRUSQUE: Zé Carlos; João Carlos (Edilson), Ianson, Everton Alemão e Airton; Rodolfo, Zé Mateus (Eliomar), Thiago Alagoano, Alex Sandro (Dandan), Marco Antônio (Fabinho) e Geovane Itinga. Técnico: Jersinho.
BRASIL: Rafael Martins; Rodrigo Ferreira (Maicon Silva), Camilo, Héverton e Mateus Mendes (Dellatorre); Bruninho, Sousa, Gegê (Simião), Bruno Santos; Gabriel Poveda (João Ananias) e Danilo Gomes (Luiz Henrique). Técnico: Hemerson Maria
- ÁRBITRO: Wagner Reway, Oberto Santos e Kildenn. Trio paraibano.
- GOL: Marco Antônio (38’)
- Jogo válido pela volta da 3ª fase da Copa do Brasil, disputado no estádio Augusto Bauer, em Brusque.