Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

ZONA DO PORTO : UFPel fornece 37 câmeras de segurança ao município

18 dezembro
08:33 2017

As 37 câmeras de segurança externas dos prédios da Universidade Federal (UFPel) em Pelotas já estão sob os olhares do videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança Pública.

A parceria vai praticamente dobrar o número de câmeras disponíveis para o monitoramento municipal, que conta com 38 dispositivos próprios e dois da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em breve, o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) deve se unir à parceria.

UFPEL Câmeras 03Com a iniciativa, a Secretaria poderá incrementar as ações de segurança em Pelotas. Conforme o secretário, Tenente Bruno, a ampliação da quantidade de câmeras vai conferir celeridade e precisão no atendimento a ocorrências, otimização no deslocamento das viaturas, qualificação nas abordagens de atitudes suspeitas e, ainda, maiores condições de produção de provas. Conforme o dirigente, todas as imagens da base de videomonitoramento são replicadas para órgãos como Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

A parceria com a UFPel oferece o espelhamento das imagens – ou seja, apenas a observação, feita via web. No entanto, se a Guarda Municipal identificar a necessidade, poderá solicitar ao Núcleo de Segurança da Universidade para movimentar as seis câmeras PTZ – com angulação de 360º. Além disso, assim que novas câmeras externas forem instaladas nos prédios da Universidade em Pelotas, estarão também no sistema da Prefeitura. “Enquanto instituição pública e com uma comunidade de mais de 20 mil pessoas, entendemos como uma obrigação nossa fazer essa parceria”, destacou o pró-reitor Administrativo, Ricardo Peter.

Ao ressaltar a importância de as entidades trabalharem juntas, o secretário de Segurança falou ainda sobre a ampliação das imagens em especial na zona do Porto, uma das mais sensíveis ao crime em Pelotas e onde está um dos maiores alvos da delinquência: os estudantes. “Queremos que o criminoso saiba que está sendo visto”, disse, adiantando a intenção de criar medidas que facilitem a comunicação das ocorrências e a instalação de tablets nas viaturas, que permitam a visualização do conteúdo captado pelas câmeras. “A imagem nos permite atuar em cima do que estamos presenciando”, observou. A parceira será uma aliada, ainda, nas operações especiais, como, por exemplo, o Carnaval.

Em breve, o IFSul deve se unir à parceria para ampliar imagens no combate ao crime contra estudantes em Pelotas

Em breve, o IFSul deve se unir à parceria para ampliar imagens no combate ao crime contra estudantes em Pelotas

UFPEL ENVOLVIDA
Segundo o coordenador do Núcleo de Segurança da UFPel, Antônio Azambuja, a segurança é uma pauta que tem sido valorizada na Universidade. Atualmente, a UFPel possui 180 câmeras internas e externas em funcionamento, em Pelotas e Capão do Leão. A intenção é ampliar o volume de equipamentos à medida que vá avançando a disponibilização da Rede Metropolitana de Pelotas (Recop), que consiste da implantação de infraestrutura de fibra óptica.

O superintendente de Infraestrutura da UFPel, Renato Brasil Kourrowski, adiantou outras ações que a Instituição deverá implantar em 2018: o retorno da Equipe Tática, que fará acompanhamento da movimentação no entorno dos prédios do Porto e da zona Central, alerta 24 horas, e a instalação de um “QG” na rua Almirante Barroso, próximo à Benjamin Constant.

Participaram da reunião, ainda, o pró-reitor de Gestão da Informação e Comunicação, Júlio Mattos, a responsável pelo Laboratório de Videomonitoramento de Segurança da UFPel, Heloísa Helena Campelo Rodrigues da Rocha, e o vigilante Paulo Ricardo Prestes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções