Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

ZONA NORTE : Instituto Josimar Tavares arrecada alimentos e livros

ZONA NORTE : Instituto Josimar Tavares  arrecada alimentos e livros
14 julho
08:55 2021

Ações solidárias no grupo que homenageia atleta falecido no voo da Chapecoense

Por Carlos Cogoy

Atleta Josimar Tavares (1986/2016)

Há dez anos desenvolvendo ações solidárias, o Instituto Josimar Tavares – avenida Visconde de Pelotas n.º 479 – situado na Cohab Tablada, recebeu a designação ao fim de 2016. Foi uma forma de homenagear o atleta pelotense Josimar Tavares (1986/2016), que havia jogado em clubes como Palmeiras e Internacional. Naquele ano, ele foi uma das 71 vítimas do acidente com o voo da Chapecoense. Conforme Mariluce Kurz Vieira – secretária municipal da educação em 2012 -, que preside o Instituto, o atleta colaborava com o grupo de voluntários que, em 2011, iniciou as ações solidárias no local. Na trajetória, o grupo, mediante doações, desenvolveu inúmeros projetos. Com a pandemia, porém, algumas das iniciativas foram interrompidas. Mas ações como o “Pegue, leve e leia”, que oferece livros infantis a crianças, acontece no formato drive thru. As doações atendem famílias cadastradas, bem como quem necessitar. Para colaborar com o Instituto, que realiza entregas quase diariamente, podem ser feitas doações de alimentos, novelos de lã, livros, roupas, brinquedos e cobertores. Informações via WhatsApp: (53) 9 8425.8580. No Facebook acesse Instituto Josimar Tavares, e no Instagram: @institutojosimar

Voluntários desenvolvem as atividades na Tablada

PROJETOS fixos mencionados pela presidenta Mariluce Vieira, durante os dez anos do Instituto: Pegue, Leve e Leia, que oferece livros, atualmente disponibilizados no entorno da sede; Brechó Solidário, realizado na sede e também levado aos bairros; aulas de apoio pedagógico; colchas de retalhos, confeccionadas nas oficinas de tricô e crochê; Sopão Solidário, no início a moradores de rua, e posteriormente servido na sede. Já no decorrer do ano, a diretoria que reúne cinco integrantes, e o grupo de voluntários, viabilizam kits de material escolar, higiene pessoal e maquiagem. Também são realizadas promoções alusivas à Páscoa, com entrega de ninhos em abrigos municipais, doação de enxovais para gestantes ou recém-nascidos, distribuição de cobertores, Bairro Mais Verde – oferece mudas e sementes -, festas de Dia das Crianças e Natal.

Mariluce Vieira preside Instituto

ALIMENTOS – Mariluce Vieira acrescenta que o Instituto já entregou mais de mil kits, com máscaras e álcool gel. Além disso, durante a pandemia, houve a distribuição de mil sacolas com alimentos. Além da Tablada, ações também acontecem no bairro Getúlio Vargas (BGV), Santos Dumont, Pestano, Sítio Flores, residenciais Eldorado e Haragano, e os loteamentos Mauá e Dunas. Dependendo das medidas sanitárias, neste semestre poderão ser oferecidas novidades: biblioteca solidária; escolinha de futebol; horta comunitária.

JOSIMAR – Além do Instituto, Josimar Tavares também é lembrado através da designação de praça na Cohab Tablada, iniciativa formalizada pela Câmara Municipal.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções