Diário da Manhã

segunda, 29 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Zona rural pode ficar sem cartório

Zona rural pode ficar sem cartório
07 agosto
08:42 2017

O único cartório da zona rural de Pelotas poderá ser transferido para município de Arroio do Padre. O cartório que existe há 120 anos e teve sede em vários locais da colônia,  está localizado na estrada Cerrito Alegre – 3º distrito – sendo hoje o prestador do serviço Rocha Brito Serviço Notarial e Registral. O mesmo possui um grande acervo de documentos e atende os distritos, Cerrito Alegre, Triunfo, Cascata, Santa Silvana, Quilombo, Rincão da Cruz e Monte Bonito. Atende também os municípios do Arroio do Padre e Turuçu.

Vereadora Zilda Bürkle

Vereadora Zilda Bürkle

Recentemente, foi aberto um procedimento administrativo na Corregedoria de Justiça, cujo o objeto é a transferência do referido cartório para o município de Arroio do Padre.

Em principio, havendo a transferência, a comunidade da colônia de Pelotas terá de buscar atendimento em seu município, e não no vizinho. Além disso, o acervo do cartório correspondente a Pelotas será transferido para cartórios do centro. Isso, segundo os moradores, dificultará a locomoção dos moradores da colônia e a localização dos documentos.

Nesse contexto, a vereadora Zilda Bürkle(PSB) está buscando alternativas para que a colônia de Pelotas não fique prejudicada com a possível transferência do cartório. Ela está mobilizada buscando assinaturas para abaixo-assinado focado na tentativa de sensibilizar as autoridades no sentido de de não haver a mudança. na comunidade. Por outro lado, na semana que passou, a Câmara Municipal aprovou por unanimidade moção de apoio à permanência do cartório no Cerrito Alegre.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções