Diário da Manhã

domingo, 28 de abril de 2024

Notícias

ZONA RURAL : Prefeitura avalia conquistas e planeja ações nos distritos

ZONA RURAL : Prefeitura avalia conquistas e planeja ações nos distritos
26 julho
08:46 2019

A área rural do Município ocupa 88,48% de seu território. São aproximadamente 1,5 mil quilômetros quadrados de colônia, ocupados por apenas 22.089 moradores – o que corresponde a 6,7% do total de habitantes de toda Pelotas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), censo 2010.

Oito distritos compõem a divisão territorial: Colônia Z3 (2º distrito), Cerrito Alegre (3º), Triunfo (4º), Cascata (5º), Santa Silvana (6º), Quilombo (7º), Rincão da Cruz (8º) e Monte Bonito (9º).

Na manhã de ontem – Dia do Colono -, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), promoveu reunião com os administradores distritais no Paço Municipal. Na pauta, a redefinição de ações e metas de serviços para valorizar a área colonial e incentivar a permanência do homem ao campo, especialmente os mais jovens.

METAS e serviços foram assuntos de destaque em reunião dos administradores distritais

METAS e serviços foram assuntos de destaque em reunião dos administradores distritais

Neste Governo, a Prefeitura editou o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural 2017/2020, que serve como guia de planejamento e ações públicas. “Nossa Colônia – rica em recursos naturais – necessita apoio e tratamento igualitário em relação à cidade, para onde nossos homens do campo têm ido, até mesmo deixando para trás sua vocação, em busca de uma estabilidade nem sempre encontrada, de melhor qualidade de vida, de serviços públicos ao alcance, de maiores oportunidades”, diz a prefeita Paula Mascarenhas, no texto de apresentação do Plano.

COMPOSIÇÃO POPULACIONAL

Para valorizar o colono, a SDR direciona sua atuação a diversas frentes, com atenção não só à infraestrutura, mas também à promoção do bem-estar e do estímulo aos moradores. No interior do Município, os agricultores familiares são predominantes, representando 71,03% dos habitantes. Na sequência, os pescadores artesanais ocupam a segunda colocação, com 15,65%; agricultores não familiares 6,7%; pecuaristas não familiares 6,27%; quilombolas 4,66%; e assentados, indígenas e pecuaristas familiares menos de 1% da população rural.

“O principal foco da reunião com os administradores distritais, neste Dia do Colono, é acelerar ações de rotina. Estamos voltados à promoção, cada vez mais, da integração dos colonos com moradores da cidade, para que estes conheçam a importância das atividades desenvolvidas na zona rural, nos contextos econômico, social e ambiental do Município”, salienta o secretário Jair Seidel.

AÇÕES DO PODER PÚBLICO

O município possui aproximadamente 1.200 quilômetros de estradas compostas por vias principais, secundárias e vicinais. A manutenção é prioridade no cronograma de trabalho da SDR, para garantir o escoamento da produção e o deslocamento das pessoas.

Por essas estradas, trafega o transporte coletivo rural, cujo novo sistema é considerado o grande ganho por usuários de todos os distritos, implementado há quase três meses pela Prefeitura, com tarifa equiparada à praticada na área urbana, de R$ 3,70, e total controle de parte do Poder Público.

As estradas da colônia contam com 471 pontes e pontilhões. A SDR tem substituído várias estruturas de madeira por tubulações de concreto, que são mais duráveis e seguras para travessia. Quanto à iluminação pública, a área possui dois mil pontos, entre os quais 300 novos, implantados pelo Município, além da manutenção permanente.

Apoio à tecnologia, implantação de agroindústrias, incentivo ao turismo, estímulo à produção leiteira, qualificação de feiras, aquicultura, aumento de produção e área produzida com frutas típicas (pêssego, morango e uva), melhorias no abastecimento de água, orientação sobre uso correto de agrotóxicos e capacitação de moradores em áreas profissionalizantes são algumas das ações que fazem parte do planejamento da SDR.

“É preciso ter claro que praticamente 70% dos alimentos que chegam à mesa provêm da agricultura familiar. O colono é o elemento que viabiliza a produção e o abastecimento. Portanto, a atividade desenvolvida pelo colono faz com que ele tenha a profissão mais importante da nossa economia”, afirma o secretário Jair Seidel.

No Dia do Colono, participaram da reunião todos os administradores distritais: Luís Renato Fagundes, da Colônia Z3; Zelmuth Tessman, do Cerrito Alegre; Armundo Born, do Triunfo; Emanuel Andrade, da Cascata; Carlos Einhardt, da Santa Silvana; Elias Konrad, do Quilombo; Martins Cândido, do Rincão da Cruz; e Carlos Holz, do Monte Bonito, além de técnicos e assessores da SDR.

zona rural

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções