Diário da Manhã

sexta, 29 de março de 2024

Notícias

ZONA SUL : Fortalecimento para pesquisa do arroz

ZONA SUL   : Fortalecimento para pesquisa do arroz
20 maio
09:50 2021

Ocorreu terça-feira uma reunião entre representantes do setor orizícola e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Na oportunidade, foram apresentados indicativos sobre a produção de arroz no Rio Grande do Sul e reforçada a necessidade de fortalecer o investimento em pesquisas para aprimoramento da produção do cereal no estado.

DEPUTADO Daniel Trzeciak com a ministra da Agricultura Tereza Cristina

O deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) intermediou presencialmente o diálogo junto à ministra Tereza Cristina e ao corpo técnico do Ministério. O parlamentar entregou um ofício sugerindo aplicação de recursos por parte do MAPA para benefício e fomento da atividade orizícola na região sul do Rio Grande do Sul, via Embrapa Clima Temperado – Estação Experimental Terras Baixas.

A Embrapa Clima Temperado, localizada em Pelotas, através de suas pesquisas, contribuiu nos últimos anos para a possibilidade de dobrar a produtividade do arroz irrigado em terras baixas. Na região é realizada anualmente a Abertura da colheita do Arroz, maior evento do setor orizícola no Brasil.

Em sua fala, a ministra Tereza Cristina afirmou: “Eu sei da importância do setor, trabalhei no início do meu mandato, em viagens internacionais, oferecendo o grão para outros países. Concordo plenamente em colocar dinheiro na pesquisa, é o momento de vermos para onde nós queremos ir com o arroz, e saber o que precisamos para produzir mais”.

Como mediador da reunião, o deputado federal Daniel Trzeciak finalizou: “O Rio Grande do Sul é responsável por mais de 70 % da produção do arroz que é consumido no Brasil. Precisamos construir os melhores caminhos para fomentar a pesquisa do arroz, tenho certeza que o resultado chegará ao consumidor final”.

Participaram da reunião de forma virtual os seguintes representantes do setor orizícola: André Ferreira Ziglia, representando a empresa Camil Alimentos; Dilnei Sander Portantiolo, representando a empresa Arrozeira Pelotas; Gilsomar Farias da Silveira, representando a empresa Josapar; Andressa de Sousa e Silva, representando a Abiarroz – Associação Brasileira da Indústria do Arroz; Tiago Sarmento Barata, representando o Sindarroz – Sindicato da Indústria do Arroz no RS; Fernando Rechsteiner, representando o Sindicato Rural de Pelotas; Giancarlo Fagundes dos Santos Silva, representando o Sindapel – Sindicato das Indústrias de Arroz de Pelotas; Elio Jorge Coradini Filho, Presidente do Sindicato das Indústrias do Arroz do RS. Pelo MAPA participaram, além da ministra, o Secretário Fernando Silveira Camargo, da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, e o chefe-geral da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso de Oliveira.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções