Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

Arquidiocese de Pelotas prepara Campanha da Fraternidade 2014

18 fevereiro
09:10 2014

A Cáritas Arquidiocesana está engajada no processo de reflexão e ação para a Campanha da Fraternidade 2014, que este ano traz o polêmico tema: “Fraternidade e Tráfico humano” e lema: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou”, inspirado no texto de Gálatas, 5,1.

NOVA reunião será realizada hoje

NOVA reunião será realizada hoje

De acordo com a coordenação da Cáritas estão sendo realizadas reuniões com a participação de convidados representantes das área de saúde, educação, e proteção ao menor, entre elas, a Delegacia de Educação, Universidade Católica de Pelotas,  Conselho Tutelar e Sindicato das Empregadas Domésticas, além das pastorais arquidiocesanas e representantes jovens. O primeiro encontro aconteceu no dia 11 de fevereiro, contando com extensa participação dos referidos representantes, momento em que foi formada uma comissão de 19 integrantes, os quais vão traçar um plano de ação afim de colocar em prática a proposta da CF 2014. ” Queremos consolidar as redes de apoio e dialogar com a sociedade ouvindo e descobrindo em Pelotas, o impacto desta tragédia social”, destaca a coordenação.

A próxima reunião de mobilização acontece hoje, na Casa da Irmandade, ao lado da Catedral.

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2014

Cartaz da Campanha da Fraternidade 2014

DE ACORDO com o presidente da CNBB – Regional Sul – 3 dom Zeno Hastenteufel, a Campanha da Fraternidade 2014 nos aponta um problema de grande repercussão no dia-a-dia da sociedade, a crueldade do tráfico de pessoas rompe com o projeto de vida e de liberdade do ser humano. ” A CF nos revela os horrores desta realidade não para aumentar as notícias ruins e sentir uma tristeza a mais. É justamente para passar da cultura da morte para a da superação”, destaca o dom Zeno. Entre as cruéis formas de tráfico temos o tráfico para a exploração do trabalho, exploração sexual, extração de órgãos, e tráfico de crianças e adolescentes.

A Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Pelotas e em todo o país será lançada no próximo dia 5 de março, quarta-feira de cinzas, na Catedral Metropolitana São Francisco de Paula, e dá início ao período quaresmal que nos convida à conversão, testemunhando a liberdade em Jesus Cristo.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA CF 2014:

  • 1 – identificar as causas e modalidades do tráfico humano e os rostos que sofrem com essa exploração.
  • 2 – denunciar as estruturas e situações causadoras do tráfico humano;
  • 3 – reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas pelo tráfico humano na vida familiar e social;
  • 4 – Promover ações de prevenção e de resgate da cidadania das pessoas em situação de tráfico;
  • 5 – Suscitar, à luz da palavra de Deus, a conversão que conduza ao empenho transformador dessa realidade aviltante do ser humano;
  • 6 – Celebrar o mistério da morte e ressurreição de Jesus Cristo, sensibilizando para a solidariedade às vítimas desses mal.

Como anualmente acontece, e com grande qualidade, a CNBB preparou detalhado material contendo manual, texto-base, DVD, CD, cartazes, livretos com encontros, entre outros subsídios que conduzirão o leitor e a todos os que desejarem viver a quaresma focados no tema, a um aprofundamento, neste que é assunto recorrente, em nossa sociedade, mas, que muitas vezes não encontra destaque na grande mídia.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções