Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Atas da UBS Bom Jesus aparecem e mostram que Prefeitura foi avisada

Atas da UBS Bom Jesus aparecem e mostram que Prefeitura foi avisada
10 setembro
04:01 2018

Mais um documento comprova a tentativa dos Servidores Municipais de avisar os superiores sobre problemas com os exames citopatológicos

A CPI dos Exames Pré-Câncer da Câmara de Vereadores segue apurando as denúncias de irregularidades nos exames citopatológicos realizados na rede pública de Pelotas. Outras frentes de investigação também estão analisando o caso, como o Ministério Público e Polícia Federal.

Até agora, um Memorando datado de 04 de julho de 2017 é uma das peças-chave que comprova a denúncia. Em depoimento à CPI, a enfermeira Aline Geppert que atua como coordenadora da Rede Bem Cuidar, revelou a existência de outro documento que teria sido entregue à Secretaria Municipal de Saúde, porém não soube precisar quando nem a quem entregou tal documento, mas que tudo havia sido registrado em atas das reuniões da Unidade Básica de Saúde Bom Jesus.

Como havia apenas o testemunho verbal da enfermeira Aline, os vereadores solicitaram cópias das atas ao Ministério Público, que está de posse dos livros de atas desde julho, quando esse material foi recolhido pela então Secretária de Saúde interina, Paula Schild Mascarenhas e depositado no MP, aos cuidados da Promotora Rosely de Azevedo Lopes.

No destaque, a data de quando o documento foi lavrado

No destaque, a data de quando o documento foi lavrado

Os vereadores querem os documentos para dar mais credibilidade ao que disse a depoente. No popular, querem “ver para crer”. Pois então o DIÁRIO DA MANHÃ mostra.

A reportagem do DM teve acesso com exclusividade às Atas das reuniões da UBS Bom Jesus.

A ata da “reunião de equipe” da UBS Bom Jesus, datada de 13 de janeiro de 2016 – registrada nas páginas 22 e 23 de um dos livros apreendidos e de posse do MP – relata mais uma das várias tentativas dos servidores públicos em avisar sobre a desconfiança com relação ao serviço prestado pelo laboratório contratado pelo município para a realização dos exames.

A Ata foi redigida pela Dra. Júlia Kanaan Recuero. Em determinado trecho ela diz: “Eu, Júlia, entrego à Enf. Aline um documento assinado pelos médicos e enfermeiros da UBS endereçado à Saúde da Mulher. Neste há um questionamento a respeito dos resultados dos CP’s (Citopatológicos) aqui realizados…”.

A Ata segue e aponta a ausência de resultados alterados e, mais uma vez, fica explicitado o drama vivido pelos profissionais: “Questiona-se, principalmente, a competência do laboratório contratado para análise das lâminas”.

No detalhe, o aviso dos médicos e enfermeiros

No detalhe, o aviso dos médicos e enfermeiros

 

 

 

 

 

 

CPI VAI DECIDIR SE CONVOCA EDUARDO

A revelação de mais este documento, comprovando os avisos dados à Administração Municipal, acontece no momento em que a Câmara decidirá se convoca o ex-prefeito Eduardo Leite para depor na CPI. A Ata da UBS Bom Jesus revela que foi entregue um documento ao setor “Saúde da Mulher” da Secretaria Municipal de Saúde, cuja titular à época era Arita Bergmann e a prefeitura era comandada por Eduardo Leite.

Para o vereador Fabrício Tavares (PSD), líder do Governo na Câmara, a convocação de Eduardo agora teria interesse em causar prejuízos eleitorais, uma vez que o ex-prefeito é candidato a Governador do RS. Ele concorda com o depoimento de Eduardo, mas que seja marcado para após as eleições.

Já o vereador Marcus Cunha (PDT) comentou o fato de Eduardo ter se colocado à disposição, tão logo o caso veio à tona, tendo inclusive gravado vídeos e publicado na internet. “O ex-prefeito falou para todos em rede social e não pode falar aqui aos vereadores?”, questionou Cunha.

(Por Hélio Freitag Jr.)

PREFEITA esteve na UBS Bom Jesus e recolheu documentos que foram entregues ao MP

PREFEITA esteve na UBS Bom Jesus e recolheu documentos que foram entregues ao MP

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções