Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

CAPÃO DO LEÃO: Praça ganha novo monumento

15 setembro
16:10 2014
TRADICIONALISMO é reconhecido e valorizado pelo Executivo Municipal FOTO: Celso Martins/Especial DM

TRADICIONALISMO é reconhecido e valorizado pelo Executivo Municipal
FOTO: Celso Martins/Especial DM

As tradições gaúchas estão por toda a parte, dentro e fora do Rio Grande do Sul, representadas por ações, atitudes e costumes que formam a cultura do povo rio-grandense.  A Semana Farroupilha é um momento especial de culto às tradições do povo gaúcho. É quando se relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, no período entre 1835 a 1845. Assim, entre os dias 14 e 20 de setembro, em todos os cantos do Estado, gaúchos de todas as idades demonstram seu amor à Terra Gaúcha com desfiles e atividades diversas de cunho artístico-culturais alusivos à Revolução.

Pois agora, os tradicionalistas de Capão do Leão têm seu monumento específico à cultura e tradição gaúcha. Está na praça João Gomes, junto ao Altar da Pátria. Foi inaugurado no domingo(14) durante solenidade na qual foi acesa a chama crioula, símbolo da Semana Farroupilha. O evento contou com a participação de autoridades e representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG), dentre os quais o coordenador da 26ª Região Tradicionalista, Vivaldino Duarte.

“Estamos atendendo uma reivindicação dos nossos tradicionalistas, com um monumento que representa toda a nossa sociedade”, destaca o prefeito Cláudio Vitória.

O monumento em forma de mapa do Rio Grande do Sul, com destaque ao território leonense, foi confeccionado pela artista plástica Luciane Corrêa, que também é a criadora do monumento ao Graniteiro, um dos símbolos à cultura e economia de Capão do Leão. Está localizado no calçadão da avenida Narciso Silva, em frente à praça João Gomes.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções