Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

 Mais recentes

Comitê prepara mais leitos a fim de tratar possíveis infectados

Comitê prepara mais leitos a fim de tratar possíveis infectados
02 abril
08:54 2020

Os integrantes da equipe científica do Comitê Municipal de Crise estiveram reunidos com a prefeita Paula Mascarenhas, na manhã de ontem, para planejar a ampliação da estrutura de atendimento de possíveis infectados, em Pelotas, pelo SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.

Entre os presentes no encontro, o reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pedro Curi Hallal; a superintendente do Hospital Escola da UFPel Samanta Madruga; e a secretária municipal de Saúde, Roberta Paganini. A proposta do grupo é transformar dois ginásios da cidade em enfermarias.

A partir da análise de algumas projeções feitas pelos especialistas sobre o avanço da transmissão do novo coronavírus no município, a comitiva sugeriu os ginásios do Sesi e do colégio Pelotense, ambos localizados no prolongamento da avenida Bento Gonçalves, como eventuais locais das enfermarias.

“A ideia é que tenhamos, nesses dois espaços amplos, cerca de 200 leitos, capazes de acolher pessoas que não precisem de tratamento intensivo”, calculou a prefeita Paula.

PREFEITA Paula Mascarenhas

PREFEITA Paula Mascarenhas

Hoje, a cidade conta com 30 leitos, entre adultos e pediátricos, no Hospital Escola (HE) UFPel e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) da UCPel, destinados ao atendimento de pacientes da Covid-19. Com as atividades no Centro de Atendimento a Síndromes Gripais, serão oferecidas mais 30 unidades adultos 15 a crianças, divididas entre enfermaria UTI.

A equipe também discutiu a possibilidade de um hospital privado da cidade centralizar a internação dos pacientes que necessitem de Unidade de Tratamento Intensivo durante o pico de transmissão do vírus.

“No que se refere aos casos mais graves, vamos precisar de leitos mais equipados, com respiradores; daí a importância de termos o apoio de uma instituição particular”, explicou a secretária de saúde. Para aumentar o número de leitos de UTI, a Prefeitura adquiriu quatro respiradores e aguarda novos equipamentos prometidos pelo Ministério da Saúde.

UBSs sentinelas

Na ocasião, ainda foi planejada a estruturação da triagem da população em Unidades Básicas de Saúde que serão, nos próximos dias, consideradas sentinelas, ou seja, referências às pessoas com sintomas de síndromes gripais. Dezesseis UBSs devem se tornar locais específicos do processo terapêutico dessas ocorrências.

O reitor da UFPel colocou à disposição os profissionais de saúde da Universidade para realizar esse serviço. “Podemos auxiliar ainda mais do que já fazemos no trabalho dos postos de saúde, como uma forma de reforçar o atendimento básico e desafogar as unidades de referência, havendo situações mais graves “, salientou. A expectativa é a de que alguns médicos, atualmente afastados do trabalho, sejam chamados ao desempenho das atividades.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções