Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

“DESCUBRA A DEODORO” : Evento com atrações e lazer à comunidade neste domingo

“DESCUBRA A DEODORO” : Evento com atrações e lazer à comunidade neste domingo
28 fevereiro
08:32 2020

No domingo, dia 1º, a Prefeitura de Pelotas promove o “Descubra a Deodoro”, um evento que marcará a entrega à comunidade da rua Marechal Deodoro, que passou por obras de requalificação. Das 16h às 20h, o público poderá conferir uma série de atrações, tais como desfile de carros antigos, shows, gastronomia com food trucks, mateada, aulão de ritmos, brinquedos e serviços. A iniciativa ocorrerá entre a rua Senador Mendonça e a avenida Bento Gonçalves, tendo o trânsito de veículos deslocado no domingo para a rua Professor Araújo.

Uma das principais vias de Pelotas, a Deodoro é vital para o transporte coletivo urbano e rural. A renovação da rua se iniciou em abril de 2018, com investimento de R$ 7,6 milhões, de recursos próprios e do Ministério das Cidades. Foram recuperadas 3,2 quilômetros de extensão, entre as ruas Guilherme Wetzel e Gomes Carneiro.

A DEODORO recebeu mobiliário urbano (novos bancos, bicicletários, acessibilidade para pessoas com deficiência, ponto de ônibus e lixeiras), além da pavimentação em asfalto, corredor de ônibus em concreto, alargamento de calçadas e iluminação totalmente em Led.

A rua faz a ligação da zona norte da cidade com o Centro, por onde circulam, diariamente, cerca de 1,3 mil ônibus do Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP). Hoje, com mais agilidade e segurança para os trabalhadores e passageiros, que contam com o corredor exclusivo e novos pontos de embarque e desembarque.

Em dias de semana, em épocas de aula em escolas e faculdades, o CTCP chega a registrar 100 mil deslocamentos de passageiros por dia na cidade, sendo que cerca de 65% destes passam pela Marechal Deodoro. Utilizam o local também veículos do transporte coletivo rural.

A DEODORO é uma rua residencialcomercial e cultural. Ao longo de sua extensão possui restaurantes, lancherias, posto de combustível, hospitais, supermercados, prédios comerciais, funerárias e negócios de toda a natureza. Somente no nicho de comércio varejista, que inclui o setor de vestuário, calçados, ferragens, óticas, entre outros, são cerca de 70 lojas em funcionamento.

Na área histórica e cultural se destaca por locais como O Liberdade, hoje em dia fechado, mas que foi por muito tempo um reduto do choro, subgênero do samba, e que marcou época na cidade, e o Clube Cultural Fica Ahí, tradicional ponto de encontro da comunidade negra, e símbolo da cultura negra e história de Pelotas.

NAS ORIGENS DE PELOTAS

A Deodoro é uma das mais antigas da cidade, sendo uma das 19 ruas contidas na planta original de 1815, quando Pelotas ainda era uma freguesia. A extensão da via compreendia apenas o trecho entre avenida Bento Gonçalves e General Neto. Seu primeiro nome foi rua Santa Bárbara, e permaneceu assim até os primeiros anos após a Proclamação da República, quando recebe o nome de Marechal Deodoro da Fonseca, o primeiro presidente do Brasil.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções