Diário da Manhã

sexta, 26 de abril de 2024

Notícias

EXEMPLO CAXIENSE : O sonho que se renova

29 janeiro
10:44 2015

Há 15 anos, o Caxias – treinado por Tite e com Paulo Turra na zaga – desbancava pela última vez a Dupla Gre-Nal na disputa pelo título gaúcho. Uma nova edição do campeonato estadual começa neste sábado e de novo se renova a esperança no interior de repetida essa façanha.

Em 60 anos, a Dupla Ca-Ju apenas (Juventude em 1998 e Caxias em 2000) foi capaz de superar a superioridade de Grêmio e Internacional no Campeonato Gaúcho. O exemplo dos caxienses serve para alimentar a cada ano a esperança das equipes do interior. Afinal é difícil ser campeão, mas não é impossível.

Márcio Hahn sonha repetir pelo Brasil a façanha de 2000 no Caxias e assim entrar para história do Gauchão Foto: Ítalo Santos/Assessoria GEB

Márcio Hahn sonha repetir pelo Brasil a façanha de 2000 no Caxias e assim entrar para história do Gauchão
Foto: Ítalo Santos/Assessoria GEB

Da equipe campeã de 2000, Márcio Hahn, 37 anos, é o único que segue em atividade na primeira divisão do Rio Grande do Sul. A cada início de temporada, o meio-campista renova a esperança de reviver o momento da volta olímpica com a taça da principal competição dos gaúchos. “Seria uma conquista inédita, o único a ser campeão por duas equipes do interior, além de ter sido campeão também pelo Inter (2002)”, afirma o jogador do Brasil.

A fórmula atual de disputa do campeonato aumenta a chance de um time do interior chegar pelo menos à final do Gauchão. Os confrontos das quartas de final serão realizados em jogo único. Uma jornada inspirada pode representar a eliminação de um dos grandes, sem que haja a chance da recuperação na partida de volta.

Felipe Garcia (centro) e Diogo (direita) são candidatos à vaga no time Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Felipe Garcia (centro) e Diogo (direita) são candidatos à vaga no time
Foto: Carlos Insaurriaga/Assessoria GEB

Treino com Márcio e Felipe Garcia

Sem Diogo Oliveira, o técnico Rogério Zimmermann colocou Márcio Hahn na equipe titular do Brasil no treino da tarde desta quarta-feira no Bento Freitas. Assim se mantém a disputa entre três jogadores por duas funções na parte ofensiva do meio-campo. A lista tríplice se completa com Felipe Garcia. “O importante é que quem jogar sabe o que tem que fazer dentro de campo”, diz Márcio Hahn.

Já estava previsto que Diogo Oliveira teria uma semana menos intensa de treino, porque ele sentiu um desconforto muscular no primeiro tempo do amistoso em São Leopoldo na sexta-feira passada. A princípio não há ameaça de ausência na partida de sábado. O time ontem teve Eduardo Martini; Wender, Cirilo, Fernando Cardozo e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Felipe Garcia e Márcio Hahn; Nena e Alex Amado.

O ausente do treino foi Ricardo Schneider. Já o torcedor, que pretenda se associar ao clube, tem só até sábado para pagar R$ 50,00.  Se deixar para se associar em fevereiro terá que pagar R$ 150,00 (antecipando o pagamento das mensalidades de março e abril, além de pagar a do mês corrente).

O sócio não paga ingresso nos jogos no Bento Freitas. Na próxima semana haverá duas partidas em casa: quarta-feira, contra o Cruzeiro; e domingo (dia 8), diante do São Paulo. Os dois jogos às 20h30.

Paulo Turra admite dúvida no ataque para a estreia no Gauchão

Paulo Turra admite dúvida no ataque para a estreia no Gauchão

Caxias treina opções de equipe

O Caxias continua com indefinições para a partida de sábado, contra o Brasil, às 19h30, no Centenário, em Caxias do Sul, pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho. No treino desta quarta-feira, o técnico Paulo Turra indicou mais uma modificação na escalação da equipe. Dener formou dupla de volante com Baiano, adiantando Patrick para uma função mais ofensiva. Charles foi escolhido para ser o companheiro de Lucas Dantas no ataque.

Outra indicação de titularidade é de Rodrigo Arroz na zaga. Mas a definição do time grená só irá ocorrer na sexta-feira, depois do último treino para a estreia no Gauchão. A escalação na atividade de ontem teve Thiago Rodrigues; Bebeto, Jean, Rodrigo Arroz e Rafael Carioca; Dener, Baiano, Patrick e Clayton; Lucas Dantas e Charles. Valdeir busca ainda uma vaga no setor ofensivo.

É justamente no ataque que Turra admite ter dúvida. “Tenho uma ideia (do ataque), mas claro que não vou passar agora. Vou trabalhar algumas situações nos próximos treinos, mas independente de nomes, os jogadores já sabem o que precisam fazer, com e sem a bola. Vamos apenas lapidar”, disse o treinador.

O Caxias apresentou na noite desta quarta-feira seu uniforme para 2015. A fornecedora de material esportivo é a italiana Erreà. O contrato é de dois anos. Uma das atrações do clube grená neste começo de temporada é o filho de Tite, Matheus Bacci, que trabalha de auxiliar de Paulo Turra.

Notícias Relacionadas

Comentários ()

Seções