12ª edição da Colheita e Feira da Uva estão oficialmente abertas. Feira será realizada até o dia 20, das 9 às 17h
O pontapé inicial da 12ª Colheita e da Feira Municipal da Uva foi dado nesta sexta-feira (4). A cerimônia ocorreu pela manhã, no Largo do Mercado Central, e contou com a presença da prefeita Paula Mascarenhas, do vice-prefeito Idemar Barz, e do secretário de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel. Diversas autoridades e representantes de instituições parceiras também acompanharam o ato. Esta edição se estende até o dia 20 de fevereiro, e tem o apoio da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Pelotas.
“Espero que nós tenhamos uma feira produtiva, com muitas e excelentes vendas. Os produtores ajudam muito no desenvolvimento, na geração de renda e de oportunidades no nosso município. Eles são peças-chave para que Pelotas siga avançando”, disse a prefeita Paula.
De acordo com Seidel, uvas e derivados estarão à disposição da população em sete bancas em diferentes locais da cidade. Ao todo, 56 produtores irão comercializar a fruta, a R$ 6,00 o quilo, e produtos como cucas, sucos, geleia e outros, em dias previamente estipulados.
“Este é um ato simples, mas que significa muito para nós. O resgate da cultura da uva na nossa região é de extrema importância. Com os produtores e os nossos parceiros, temos a certeza que essa edição da nossa Feira será um sucesso, assim como foram as do morango e do pêssego”, destacou o titular da secretaria de Desenvolvimento Rural.
Durante os 17 dias de Feira, as bancas estarão montadas das 9 às 17h. O período poderá ser ampliado.
A produtora Ereni Ribes, 56 anos, afirmou que está com expectativa para as vendas deste ano. “Trabalhamos muito para oferecer produtos de qualidade para os consumidores”, destacou a agricultora que cultiva as variedades de uvas niágara branca, rosa e bordô e fez a entrega de uma cesta com a fruta e produtos derivados para a prefeita Paula, no final do ato de abertura da Colheita e da Feira.
Os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania), que representou a Mesa Diretora do Poder Legislativo, Jair Bonow (PP), Anderson Garcia (PTB), Carlos Júnior (PSD), Cristiano Silva (PSDB) e Miriam Marroni (PT) acompanharam o evento. A reitora da Universidade Federal de Pelotas, Isabela Andrade, também esteve presente.
Confira os locais das bancas
De segunda a sábado
– Largo do Mercado Central
Aos sábados e domingos
– Praia do Laranjal – na avenida Doutor Antônio Augusto de Assumpção Júnior esquina avenida Rio Grande do Sul e nas proximidades do trapiche
Outros pontos
– Loteamento Terra Nova (Três Vendas) – nos dias 7 e 14
– Em frente ao Hipermercado Big (Areal) – nos dias 8 e 15
– Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira no entroncamento com a avenida Dom Joaquim (Três Vendas) – nos dias 8, 11, 15 e 18
– Avenida Fernando Osório (Três Vendas) – entrada da Lindoia – nos dias 10 e 17
– Avenida Salgado Filho (Três Vendas) – em frente à Havan – nos dias 9, 12, 16 e 19
Acompanharam a abertura da Colheita e da Feira os secretários de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, de Educação e Desporto, Adriane Silveira e o assessor de Projetos Especiais, Luiz van der Laan. O chefe do Escritório Municipal da Emater, Francisco de Arruda; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores de Pelotas e representante do Sicredi, Nilson Loeck; o chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Clima Temperado, Enilton Coutinho; o presidente da Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da Zona Sul, Waldemar Wahl também prestigiaram a cerimônia