16ª EDIÇÃO : Semana Nacional de Museus tem programação em Pelotas
Baronesa na Teia, oficina Dança de Matriz Africana e Museus na Rua serão opções de lazer e cultura na cidade
Entre os dias 15 e 20 de maio, Pelotas será cenário para a realização de três eventos culturais – que contam com a promoção e a participação do Museu da Baronesa. Dança, performance e ação educativa, em interação com o público, são as atrações da cidade na 16ª Semana Nacional de Museus.
Saiba mais sobre as atividades e o que está previsto para estes seis dias:
Baronesa na Teia
- Quando: de 15 a 20 de maio, das 13h30min às 17h30min
- Onde: Museu da Baronesa
As vitrines de vestidos do Museu da Baronesa serão transformadas em um cenário, onde os visitantes poderão interagir e tirar fotos como se fossem parte do acervo do local. Para isso, ele terá de passar por uma espécie de “teia”. A participação é gratuita.
OFICINA DANÇA DE MATRIZ AFRICANA
- Quando: dia 16 de maio, das 9h às 12h
- Onde: Parque da Baronesa
A oficina ministrada pelo coreógrafo Daniel Amaro propõe o reencontro dos participantes com seu próprio conhecimento corporal por meio da realização de exercícios de respiração, alongamentos e sequências de movimentos específicos. Com vagas limitadas, o evento recebe inscrições pelo mail [email protected].
A entrada ocorre mediante a doação de 1 quilo de alimento não perecível, que deve ser entregue no dia do evento. Em caso de chuva, a oficina será cancelada.
MUSEUS NA RUA
- Quando: dia 18 de maio, das 14h às 21h
- Onde: Mercado das Pulgas, no Largo Edmar Fetter
Equipe do Museu da Baronesa estará no local para mostrar um pouco de suas atividades e ações educativas. O evento, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem participação gratuita.
SEMANA DE COMEMORAÇÃO
A 16ª edição da Semana Nacional de Museus, que tem como tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, ocorre entre os dias 14 e 20 de maio. A temporada cultural é promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) em comemoração ao Dia Internacional de Museus, comemorado em 18 de maio. Mais de mil instituições do Brasil vão oferecer cerca de 3 mil atividades, entre elas visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.