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2020 : Escolas têm até 16 para escolher livros didáticos

09 setembro
08:39 2019

Professores, diretores e coordenadores educacionais das redes públicas de ensino já podem escolher os livros didáticos que serão utilizados pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) a partir do próximo ano letivo. O procedimento deve ser feito por meio do sistema PDDE Interativo até o dia 16 de setembro.

O MATERIAL será utilizado pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir do próximo ano

O MATERIAL será utilizado pelos alunos dos anos finais do ensino fundamental a partir do próximo ano

Para ajudar na escolha, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) publicou em seu portal o Guia do Livro Didático 2020, que contém resenhas e informações das coleções aprovadas para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Com o guia em mãos, docentes e demais envolvidos podem conhecer melhor as obras e selecionar as mais adequadas ao processo pedagógico de cada escola. Depois disso, basta entrar no sistema eletrônico do FNDE e formalizar a escolha.

Nesta edição do PNLD, serão selecionadas coleções didáticas de todos os componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano): língua portuguesa, matemática, língua inglesa, ciências, história, geografia, arte e educação física.

No caso de língua portuguesa e artes, podem ser escolhidas coleções disciplinares separadas para cada uma dessas disciplinas ou coleções interdisciplinares, que englobam as duas matérias em uma única coleção.

REGRAS BÁSICAS

Docentes, diretores e demais profissionais devem ser selecionar duas opções de coleções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Se não for possível adquirir os livros da editora da 1ª opção, o FNDE negociará as obras da 2ª opção. Caso a escola não queira receber livros de algum componente, a intenção deve ser explicitada no sistema.

Também estão disponíveis para a escolha coleções dos chamados Projetos Integradores, que são obras didáticas com propostas pedagógicas que integram no mínimo dois componentes curriculares. Cada escola poderá escolher uma coleção de Projeto Integrador, independentemente de ter realizado escolha pelas coleções disciplinares ou interdisciplinares. Trata-se de uma opção a mais de material para as escolas.

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